Conheça as brincadeiras da Inglaterra mais conhecidas

O interessante de aprender um idioma é que, além de aumentarmos nosso vocabulário, temos a possibilidade de conhecer melhor a cultura de outros países.

Com as crianças não é diferente: quando aprendem inglês, têm contato com novas palavras e sons, além de descobrirem detalhes dos costumes ingleses. E como elas adoram uma brincadeira, que tal apresentar as brincadeiras da Inglaterra?

Isso mesmo! Seus filhos podem aprender a nova língua ao brincar como os ingleses e saber como eles chamam esses jogos, que são tradicionais por aqui também.

E aí? Gostou da ideia de brincar com o seu pequeno aproveitando as brincadeiras mais conhecidas da Inglaterra? Quer saber quais são? Vem com a gente, tenha momentos de diversão e aumente o repertório cultural do seu filho!

Brincadeiras da Inglaterra

Confira a seguir os jogos para crianças que são um sucesso na Inglaterra e compartilhe essas informações com seus filhos.

Hopscotch (amarelinha)

Os ingleses chamam a amarelinha de hopscotch, um jogo bastante popular entre as crianças, assim como é aqui no Brasil. É uma brincadeira que tem uma regra simples e pode ser feita no quintal, riscando quadrados ou retângulos para colocar os números de 1 a 10, mais um campo oval que pode ser chamado de “céu”.

Quem mora em apartamento não precisa ficar de fora: dá para riscar a amarelinha em um papel grande ou em várias cartolinas coladas na sequência.

Depois de feito o desenho, basta pegar uma pedrinha, que deve ser jogada na casa de número 1. O objetivo é que os participantes pulem em todas as casas até o céu, de modo a não pisar na casa onde está a pedrinha. Na volta, devem refazer o percurso pulando e ainda pegar a pedrinha de volta. A ideia é jogar a pedrinha em todos os números. Ganha quem fizer toda a sequência correta.

Além de toda a diversão, as crianças se movimentam bastante e ainda desenvolvem o equilíbrio.

Tag (pega-pega)

Você sabia que uma das brincadeiras da Inglaterra é o pega-pega? Só que uma curiosidade da língua inglesa é que eles chamam o jogo de tag. A ideia é juntar um número grande de crianças e ter um espaço mais aberto para que todas possam correr à vontade, sem risco de esbarrar em paredes ou móveis.

As regras podem variar de um país para o outro, mas, geralmente, o jogo consiste em ter um ou dois participantes que são os pegadores. O restante deve correr para evitar ser pego. Quem é pego automaticamente passa a ser um pegador. Aqui é preciso correr bastante e ter agilidade para fugir.

Hide and seek (esconde-esconde)

Sabe o tradicional jogo do esconde-esconde? É também uma brincadeira da Inglaterra, só que lá se chama hide and seek, que quer dizer esconde e procura. O mais legal é que dá para jogar dentro de casa com a família, no quintal, no pátio da escola ou em um parque.

As regras são bem simples:

  • escolhe-se quem vai procurar;
  • o escolhido encosta a cabeça na parede ou árvore e conta até 20 ou 30 enquanto os outros se escondem;
  • quando termina a contagem, ele grita alto: “lá vou eu” e começa a procurar os demais;
  • assim que encontra alguém, encosta nele para tirá-la do jogo e continua procurando os outros;
  • quem está escondido pode correr até o local da contagem, bater a mão e se salvar.

É uma brincadeira que rende boas risadas, pois as crianças precisam ficar quietas e imóveis para não serem achadas. Envolve ainda estratégia para pensar em locais para se esconder que não sejam tão facilmente encontrados.

Dodgeball (queimada)

A queimada, que é um jogo popular no Brasil, também faz a diversão das crianças na Inglaterra e lá é chamada de dodgeball. Para jogar, é preciso dividir os participantes em dois grupos. Dá para brincar em uma quadra ou em qualquer espaço aberto que seja demarcado no chão com uma linha dividindo os times.

Com uma bola de vôlei ou de borracha, o jogador de um time vai até a linha central e tenta acertar o da outra equipe. Se a bola acertar a pessoa, ela é eliminada ou “queimada”. Já se a bola cair no chão, o jogador que estiver próximo pode pegá-la e arremessá-la de onde estiver. Vence o grupo que eliminar todos do time adversário em primeiro lugar.

É uma ótima pedida para as crianças desenvolverem o trabalho em equipe, cooperação, destreza e reflexo para fugir da bola.

Chinese whispers (telefone sem fio)

A brincadeira da Inglaterra para o nosso telefone sem fio recebe o nome de Chinese whispers que, em português, significa sussurros chineses. Dá para brincar em casa mesmo com toda a família e se divertir bastante com esse jogo.

A ideia é que os participantes sentem um ao lado do outro: o primeiro fala uma palavra ou frase no ouvido de quem está na sequência, sendo que esse tem que transmitir o que ouviu para o segundo até chegar ao último jogador, que deve falar o que escutou.

É uma brincadeira simples, mas que rende boas risadas, pois o que foi falado chega bastante distorcido, e aí é que está a graça desse jogo, que estimula a concentração, comunicação e memória dos pequenos.

Importância da brincadeira em inglês

Fazer brincadeiras em inglês com a criança pode ser um treino interessante do idioma. Você pode usar as ideias de brincadeiras da Inglaterra como mostramos acima ou utilizar outros jogos que seu filho gostar.

O objetivo é que tudo seja bem descontraído para que a aprendizagem ocorra de forma natural. Uma dica é ouvir uma música em inglês e cantar junto, acompanhando a letra e dançando.

No caso de brincar de amarelinha, por exemplo, a criança pode treinar os números em inglês e, se a diversão ficar por conta do telefone sem fio, vocês podem colocar a regra de sussurrar somente palavras em inglês.

Gostou de conhecer as brincadeiras da Inglaterra e descobrir os nomes que elas recebem por lá? Como brincar é sempre bom, reúna a família em casa para se divertir com algum jogo e, se der, aproveite e incorpore o treino do inglês nessa interação.

Quer mais dicas de como auxiliar na educação das crianças? Descubra como ajudar seus filhos a superarem as dificuldades de aprendizagem!

Share