Ação de Graças: saiba tudo sobre essa importante tradição de quase 400 anos!

Once upon a time, em 1620, os colonos que fundaram a vila de Plymouth em Massachusetts, Estados Unidos, trabalharam muito e tiveram más colheitas. O outono foi difícil e o inverno que se sucedeu, muito rigoroso. Mas conta a história que, no ano seguinte, verão e outono de 1621, os colonos tiveram uma colheita farta. Thanksgiving ou Ação de Graças!

O governador da vila logo ordenou que houvesse uma festa em homenagem ao progresso da safra naquele ano. Pois deu-se, então, a instalação de uma tradição norte-americana que é comemorada há quase 400 anos, sempre no início do outono. A data no Brasil é conhecida como Ação de Graças.

Thanksgiving ou Ação de Graças é mais do que um feriado

O outono, nos Estados Unidos, é de muito trabalho e comemoração. Seus feriados também são famosos e expandiram a fronteira cultural do país. Se, por um lado, é nessa estação que se brinca o Halloween, também é nela que se faz a colheita e se comemora os resultados da safra. Muitos dizem que o Halloween tem origem em uma festa celta que comemorava a colheita, também. Mas os norte-americanos, tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá, fazem esse agradecimento pela fartura no Dia de Ação de Graças. Por isso, essa é uma festa de conexão espiritual. Dizem que a primeira ceia teve a participação de noventa índios, estabelecendo uma intenção de ecumenismo e aliança entre etnias que colecionavam conflitos em sua história.

A gente preparou, com carinho, respostas às perguntas mais comuns sobre o Thanksgiving Day. Que tal compreender mais um pouco sobre essa data tão bela e tradicional? Assim, você estará mais preparado para participar das comemorações quando estiver na América do Norte ou até mesmo quando for convidado, por algum imigrante norte-americano, para participar de um jantar de Ação de Graças aqui mesmo, no Brasil. Então, vamos às perguntas!

1. O que significa “Thanksgiving Day”?

A explicação do significado de thanksgiving, em inglês, é to give thanks, ou seja, “dar graças”. No Brasil, a expressão comum seria “dar graças a Deus”, por isso a tradução de Thanksgiving Day ser Dia de Ação de Graças. Essa é uma compreensão bem ligada ao dom da graça, em que os religiosos entendem que é uma concessão de Deus aos homens e que os torna capazes de alcançar a salvação.

2. Quando se comemora o Thanksgiving?

Existem algumas curiosidades sobre quando se comemora o Thanksgiving. Nos Estados Unidos, por exemplo, essa data não era um feriado nacional. A primeira ação nesse sentido foi de Abraham Lincoln, em 1863, que declarou a 4ª quinta-feira do mês de novembro como o Dia Nacional de Ação de Graças. Mas, em 1939, Franklin Roosevelt mudou a data para a 3ª semana de novembro. Isso foi feito para ajudar o comércio. Praticamente, metade dos estados não aderiu e a questão foi decidida pelo Congresso dos Estados Unidos. A partir de então, instituiu-se que a data é um feriado nacional comemorado na quinta-feira da 4ª semana de novembro. Mas não no Canadá.

O Dia de Ação de Graças canadense tem outras origens interessantes, mas como os colonos entraram no Canadá passando pela Nova Inglaterra (EUA) no final do outono, os novos imigrantes canadenses (irlandeses, escoceses e alemães) também acrescentaram suas próprias tradições às já existentes, dos britânicos e franceses. Atualmente, também é feriado na maioria das jurisdições do Canadá, mas a comemoração é na segunda-feira da 2ª semana de outubro.

No Brasil, o Dia Nacional de Ação de Graças existe desde 1949, por sugestão de Joaquim Nabuco. Ele é comemorado na 4ª quinta-feira de novembro, mas não é um feriado nacional.

3. Existem festas especiais nesse dia?

Um dia especial merece festas especiais. O Thanksgiving Day é um dia em que as pessoas dedicam o seu tempo livre para estar com a família, em grandes reuniões e, especialmente, realizando jantares que são verdadeiros banquetes. Tanto nos Estados Unidos quanto no Canadá, os votos de gratidão são dedicados com pensamentos, palavras e ações religiosas, além de orações e missas.

Nos Estados Unidos, o Thanksgiving Day também é comemorado com grandes desfiles e com a realização de jogos de futebol americano.

4. Como é o banquete de comemoração no Thanksgiving?

É interessante que a carência de alimentos do outono de 1620 e a fartura de 1621 são simbolicamente representados durante todo o Thanksgiving Day. É comum não se alimentar e passar o dia todo com fome para saciar-se à noite, durante o banquete. As famílias se reúnem para o jantar, mas antes dele oram pelo que são gratos. Se você for convidado a participar de um jantar de Ação de Graças, esteja preparado para, durante o ritual de agradecimento, “to say grace” ao que é especialmente grato naquela noite.

Personagens da série Friends comemorando o Thanksgiving

5. Por que esse dia também é conhecido como Turkey Day?

O prato mais tradicional da comemoração é o peru (turkey). Também são tradicionais o recheio de farofa (stuffing), purê de batatas (mashed potatoes), molho de carne (gravy), milho (corn), torta de abóbora (pumpkin pie), geleia de oxicoco (cranberry sauce) e muitos outros. Mas o prato principal é realmente o peru!

Uma curiosidade muito interessante é que todos os anos, antes de sentar-se e desfrutar plenamente de uma refeição de Ação de Graças com sua família, o presidente dos Estados Unidos deve primeiro seguir a tradição de “perdoar” o peru que não será comido.

Agora que você já conhece o Thanksgiving Day, que tal passear pelo mundo e conhecer outras datas comemorativas de outros países? Leia o artigo festas típicas mundo afora que publicamos aqui no blog!

Share