Conheça 7 curiosidades sobre o Halloween!

Hoje a gente preparou um post que vai fazer o caldeirão da bruxa ferver! Já sabe sobre o que estamos falando? Se pensou na época mais assustadora do ano, o Halloween, acertou! Confira 7 curiosidades sobre o halloween com a gente!

A festa, bastante popular nos Estados Unidos, traz uma conotação de alegria e diversão. No entanto, se você pudesse fazer uma viagem pelo tempo, veria que nem sempre foi assim. Trouxemos algumas curiosidades sobre o Halloween para você ficar por dentro desta festa. Fique de olho!

Homer Simpson perto de uma casa assustadora

Curiosidades sobre o Halloween: você conhece tudo sobre esta festa?

O Halloween, apesar de ser uma festa tradicional e popular nos Estados Unidos, tem origem celta. Sabia desta?

Esta é só uma das várias curiosidades sobre o Halloween que preparamos para você ficar por dentro desta festa que é comemorada todo dia 31 de outubro.

Muito mais do que fantasias ou símbolos característicos, o Halloween tem, em sua essência, um determinado misticismo que está ligado à cultura do povo celta. Inclusive, para tudo o que norteia a festa há uma determinada explicação.

É uma época em que, para os celtas, as barreiras entre os vivos e os mortos se rompiam, permitindo, portanto, que fantasmas visitassem os vivos. Bem diferente do significado que conhecemos hoje, não é mesmo?

Estas e outras curiosidades sobre o Halloween a gente vai ver a seguir. Prepare-se, pois é de arrepiar! ?

1. O que significa Halloween?

A palavra Halloween é a abreviação de “All Hallows’ Eve“, que significa “noite de todos os santos“. Surgiu a partir da junção de “hallow”, que significa “santo”, e “eve”, que significa “véspera”, justamente por ocorrer no dia anterior à celebração do Dia de Todos os Santos.

2. Qual a origem do Halloween?

As primeiras manifestações do Halloween surgiram há cerca de 2,5 milhões de anos com o antigo festival Samhain, que celebrava a passagem do verão para o inverno, época de colheita para o povo celta.

Além disso, o povo celta acreditava que, na época do Samhain, as barreiras entre os vivos e os mortos deixavam de existir, o que significava que fantasmas do além podiam visitar os vivos. Justamente para espantar estes maus espíritos, os celtas acendiam fogueiras, iluminando o caminho dos mortos, além de usarem fantasias e outros artefatos para se defenderem.

Passados muitos anos, a celebração foi ganhando outros significados, até chegar à festa de Halloween como conhecemos hoje.

3. A abóbora (the pumpkin) e seu simbolismo no Halloween

Pensou que já tinha visto todas as curiosidades sobre o Halloween? Que nada! Ainda tem muito mais! ?

A abóbora é um dos maiores símbolos do Halloween, mas você sabe por quê? Tudo originou-se na Irlanda, com a lenda de Jack o’Lantern, uma figura irlandesa que assombrava a população da Irlanda mesmo depois de morto.

De acordo com a tradição celta, rostos deveriam ser esculpidos em nabos e abóboras, com uma luz por dentro do vegetal para espantar os maus espíritos. Com o passar dos anos, os vegetais foram chamados de Jack O’ Lantern.

Como, nos Estados Unidos, na época de celebração do Halloween a produção de abóboras é farta, este foi o elemento escolhido para representar o “terror” de 31 de outubro.

Cena de Halloween na série Friends: Ross coloca telefone no ouvido da abóbora

4. As bruxas (witches) e sua relação com o Halloween

Da mesma forma que as abóboras, as bruxas também têm uma forte relação com o Halloween.

Na época em que iniciaram-se as celebrações do Halloween, as bruxas eram consideradas mulheres sábias, cuja conexão com a natureza era intensa.

Posteriormente, quando a data foi ganhando força ao redor do mundo, a imagem das bruxas passou a ser associada ao pecado e ao mistério.

Hoje em dia, vestir-se de bruxa nas festas de Halloween está associado à magia trazida pela data! ?‍

Desenho: bruxa esfregando as mãos e olhando para a câmera

5. Doces ou travessuras (trick or treat): a brincadeira que é tradição no Halloween

Com certeza, “trick or treat” é algo que faz parte das suas curiosidades sobre o Halloween! ?

De acordo com a tradição celta, os doces serviam como forma de espantar os maus espíritos que surgiam no dia dos mortos.

Assim, as mulheres celtas tinham como missão fazer um “bolo das almas”, para que a paz reinasse na semana dos finados.

Por fim, quando a tradição celta chegou aos Estados Unidos, o costume foi substituído por doces em geral. As crianças, fantasiadas, batiam de porta em porta falando “trick or treat”. Caso não lhes oferecessem doces, os vizinhos poderiam ser surpreendidos com alguma “travessura”. ?

Cachorro fantasiado de fantasma na porta da casa do vizinho com a placa: "petiscos ou travessuras"

6. Quais cores representam o Halloween?

Se você já participou ou assistiu a algum filme ou série em que o Halloween serviu como “pano de fundo” , certamente viu que as cores laranja, roxo e preto são predominantes entre os elementos desta data. Mas você sabe por quê?

A resposta pode parecer simples, mas é preciso entender um pouco mais sobre o significado dessas cores de acordo com a cultura celta. Para esclarecer esta, que provavelmente é uma das suas curiosidades sobre o Halloween, trouxemos informações que vão ajudá-lo a ficar por dentro do assunto! ?.

  • Laranja: traz vitalidade, força e energia. Reza a lenda que aqueles que usavam esta cor tinham a sua energia sugada pelos espíritos.
  • Roxo: apesar desta cor estar relacionada ao mistério, o seu simbolismo tem ligação com a passagem entre a vida e a morte.
  • Preto: esta cor está ligada à noite, às adversidades e ao mal. Todo o mistério que existe entre o céu e a terra está relacionado a ela.

Cena de Harry Potter: mulher aplaudindo

7. Quais são os símbolos do Halloween?

Ao pensarmos em Halloween, logo vêm à nossa mente alguns símbolos característicos da festa, não é mesmo? É um grande mix de imagens que parecem aterrorizantes, mas, na verdade, não passam de uma imensa brincadeira para nos divertir! ?

Vamos, então, acabar com quaisquer curiosidades sobre o Halloween e seus símbolos pra lá de inusitados?

  • Morcego (bat): significa clarividência. O morcego capta os campos magnéticos, ou seja, a energia do ambiente e das pessoas. Dessa forma, tem a capacidade de enxergar além das formas e aparências.
  • Aranha (spider): simboliza o destino, e o meio da teia é como o suporte que faz com que seja possível seguir em frente.
  • Caldeirão (cauldron): está ligado à fertilidade. É no interior do caldeirão que tudo se transforma. Assim, o grão vira alimento, a raiz vira remédio, o sonho vira realidade e a mágica acontece.
  • Gato preto (black cat): por serem animais com poderes mágicos, fazem parte do simbolismo do Halloween. O imaginário popular também os relaciona às bruxas, que têm o poder, também, de se transformar em gatos pretos.
  • Vassoura (broom): símbolo de limpeza, é um objeto que tem o poder de varrer tudo aquilo que é negativo.
  • Fantasmas (ghosts): universalmente, estão relacionados ao mundo além da vida, à dimensão onde habitam os mortos.
  • Vela (candle): presente desde a origem do Halloween, remete à luz que ilumina a vida e a alma. Por conta disso, também, a vela representa a iluminação do caminho daqueles espíritos e pessoas que já morreram.

Imagem com fundo laranja e "Happy Halloween" brilhante

Faça você mesmo a sua própria fantasia!

Agora que a gente falou bastante sobre as curiosidades do Halloween, queremos saber se você se animou para as festividades!

Mesmo que ainda não seja possível sair de casa, você pode aproveitar a data para criar a sua própria fantasia, viu? ?

O importante é deixar a criatividade rolar solta. Aproveite também para enfeitar a sua casa para o Halloween. De quebra, assista a filmes e séries sobre bruxinhos, como Harry Potter? Mas em inglês, para treinar o idioma. Combinado? ?

Já em clima de festa? A gente tá curioso pra saber se você conhece mais alguma curiosidade sobre o Halloween!

Share