8 dicas para estimular a criatividade infantil em seus filhos

A criatividade infantil é fundamental para o desenvolvimento da criança. Ela é um fator indispensável para uma vida mais saudável. Geralmente, os pequenos que são estimulados conseguem ter melhor desempenho escolar e aprender com mais facilidade.

Por isso, é muito importante que os pais comecem os estímulos desde cedo, visto que isso terá reflexo ao longo de toda a vida. Pensando nisso, nós fizemos uma lista com 8 dicas imperdíveis que ajudam a estimular a criatividade. Confira!

1. Crie um ambiente estimulante em casa

Ter um espaço só para as crianças em casa é fundamental para despertar a criatividade delas. O interessante é que o lugar seja amplo, para que elas possam brincar livremente. Para quem mora em condomínio ou mesmo em casa com quintal, é mais fácil pensar nessa opção.

No entanto, não é impossível trazer essa ideia para um apartamento pequeno, por exemplo. O espaço pode ser o próprio quarto da criança ou mesmo um cômodo extra transformado em brinquedoteca. Antes de escolher como será, pergunte à criança do que ela mais gosta, tanto em relação a personagens quanto histórias.

Isso ajuda na criação de um espaço lúdico em que ela se sentirá acolhida. Traga materiais para desenho, brinquedos educativos, entre outros objetos que permitam que o pequeno seja livre ali.

2. Apresente locais, costumes e culturas diferentes

Com a globalização e as novas tecnologias, viajar pelo mundo se tornou muito mais fácil. Aliás, nem é preciso sair de casa para conhecer outros locais, costumes e culturas. Por meio de vídeos, jogos, fotografias e, até mesmo, museus em casa, é possível levar as crianças a se aprofundarem sobre determinado local do mundo; e isso tem um impacto muito positivo na vida delas.

Conviver com culturas diferentes tem um impacto direto na socialização com os pares, mas não só isso. Ao ter contato com outras culturas, a criança também poderá praticar um idioma, além de compreender e assimilar o contexto social de outras nações. Cabe lembrar que culturas diversas trazem vários ensinamentos, obras e conhecimentos das artes e ciências, o que permite aflorar a criatividade.

3. Incentive os seus hobbies

Você sabia que os hobbies ajudam a estimular a criatividade infantil? Tais atividades contribuem para melhorar os estados físico e mental da criança. Por isso, incentive-as a fazer as atividades que ela gosta.

Pode ser pintura, desenho, leitura, música… Quando os pais promovem o envolvimento nessas atividades, a criança adquire mais segurança, mas também aprende lições importantes e que agregarão valor à vida delas.

4. Inclua o ócio na agenda da criança

É bem comum que associemos o ócio com aquele momento de preguiça e até mesmo com outros conceitos negativos. Mas sabia que existe um conceito chamado “ócio criativo” e que ele pode ajudar as crianças a se desenvolverem?

Não adianta colocar inúmeras atividades na agenda do pequeno para ocupar todo o dia dele, sem deixar ao menos um espaço livre para que ele faça algo que ele goste. Portanto, separe momentos de tempo livre para que a criança possa brincar, tirar cochilos ou mesmo fazer nada. Esses momentos são preciosos e ajudam o cérebro a descansar, o que é importante para exercer a criatividade.

5. Apresente o pequeno ao mundo da leitura

O hábito da leitura na infância não estimula apenas o lado criativo, mas faz com que a criança adquira habilidades ligadas à língua, memorização e conhecimento, sem contar que aumenta a concentração e atenção.

Mas como estimular isso? Bem, na infância os indivíduos aprendem muito por meio da imitação; ou seja, os pais devem ler para eles, a fim de que o hábito se torne comum. Outro ponto importante é oferecer livros adequados para a idade.

Por exemplo, um bebê pode receber livros com desenhos bem coloridos, o que já vai treinando o cérebro. É interessante que desde cedo a criança tenha contato com a leitura, mesmo não sabendo ler, porque isso contribui para sua formação imaginativa.

6. Não deixe de responder os porquês

Tem uma fase da infância que as crianças começam a pergunta o porquê de tudo, que acontece por volta dos 3 ou 4 anos. Isso acontece porque elas passam a ter um olhar mais curioso sobre as coisas e o que acontece ao seu redor.

Não importa a pergunta ou tema que a criança abordou, sempre é possível responder de uma maneira adequada para a idade dela. O importante é que ela não fique com dúvidas. A ideia não é reprimir a curiosidade, até mesmo porque ela ajuda na criatividade. Se não souber a resposta, faça uma pesquisa junto do pequeno para descobrirem juntos a questão.

7. Não limite sua imaginação

É comum que os pais limitem os filhos para evitar bagunças, restringindo a criança. Mas quando se trata da criatividade, é preciso que ela tenha espaço para acontecer, não só físico, mas também de abertura por parte da família. Claro, isso não significa deixar as crianças fazerem o que querem, onde querem.

O ideal é reservar um espaço da casa para que a criança possa exercer a sua criatividade e se sujar sem medo. Vale a pena inclusive separar peças de roupa mais velhas e forrar o chão, que aí ela pode criar sem restrição. Além disso, é interessante que os pais conversem sempre sobre criações, assim a criança vai entrando em contato com suas habilidades de imaginação.

8. Limite o uso de tecnologia

Hoje, a tecnologia está tão presente em nosso dia a dia que até mesmo as crianças passam mais tempo do que deveriam na frente das telas. Logo, é muito importante que os pais atentem ao período para que o pequeno não crie uma dependência. Afinal, ficar o dia todo com o celular, tablet ou vendo TV não é a melhor forma de estimular a criatividade.

Por isso, limite o uso da tecnologia e procure trazer outros brinquedos, jogos e livros para a criança. É muito importante que os pequenos não passem o dia todo apenas com eletrônicos, pois eles acabam ficando muito no automático, o que prejudica a concentração infantil.

Estimular a criatividade infantil é super possível e não exige planos mirabolantes. O mais importante é o envolvimento dos pais associado aos estímulos corretos, como vimos ao longo do artigo.

Gostou do conteúdo? Receba as novidades diretamente no seu e-mail, assine a nossa newsletter!

Share