10 modal verbs essenciais para se comunicar bem em inglês

Para entender e ser entendido ao conversar em inglês, é importante dominar certos aspectos da língua que podem parecer complexos, mas que, quando compreendidos, se tornam até divertidos. Vamos mostrar agora 10 modal verbs essenciais para se comunicar bem em inglês. São modos de uso que, no dia a dia ou formalmente, servem para alterar ou complementar o sentido dos verbos principais nas frases.

Se você gosta de identificar formas interessantes nos diálogos das séries e filmes de sucesso, vai se surpreender com a quantidade de modal verbs que encontrará. Eles também são muito utilizados nas músicas e nos diálogos de quem precisa se comunicar em  inglês, logo, são muito importantes para quem está aprendendo e exercitando a língua.

A hora é agora. Se liga nas nossas dicas!

Modal Verbs: essenciais para se comunicar bem em inglês

Separamos para você os 10 modal verbs mais usados. Com eles é possível se fazer compreender e explorar os melhores benefícios de se comunicar bem em inglês. Veja se conhece algum deles: can, could, should, would, may, might, must, ought to, shall e will. Agora, é hora de checar como se usa cada um deles.

Can

Vamos começar com Can. O significado geral de Can é “pode” ou “consegue”. Esse modal verb é usado para expressar capacidade/habilidade, permissão e possibilidade. Veja os exemplos:

Capacidade: She can easily play football among the pros. (Ela pode/ consegue facilmente jogar futebol entre os profissionais.)

Permissão: Mom, can I go out tonight? (Mãe, posso sair hoje à noite?)

Possibilidade: Extreme Sports can be dangerous. (Esportes radicais podem ser perigosos.)

Could

Quando precisar de mais formalidade para solicitar algo, prefira Could. É como dizer “poderia” em português para pedir algo a alguém. Could também significa “podia” e “conseguia” para expressar possibilidade ou habilidade. Veja os exemplos e compreenda melhor a formalidade de Could.

Habilidade: He could already play the drums when he was eleven. (Ele já tocava bateria quando tinha onze anos.)

Permissão ou Solicitação: Could I speak to the manager,please? (Poderia falar com o gerente, por favor?)

Possibilidade: Mike could have been a famous actor. (Mike poderia ter sido um ator famoso.)

May

Esse modal verb corresponde a “pode” e “poderia”, e é usado para expressar algum pedido com sentido de possibilidade ou permissão. Observe os exemplos.

Pedido: May I go to the dressing room to see my friends, sir? (Posso ir ao camarim ver meus amigos, senhor?)

Permissão: You may leave the room when you finish the test. (Você pode sair da sala quando acabar a prova).

Possibilidade: It may rain tomorrow. (Pode chover amanhã)

Might

Para expressar uma possibilidade (com sentido de “pode” ou “poderia”), use o modal verb Might. É quando se considera uma possibilidade menor de acontecer. Por exemplo: It might be snowing on my vacation. (Pode estar nevando nas minhas férias.)

Would

Quando você precisa expressar um pedido ou desejo no sentido de “gostaria”, use o modal verb Would. Veja a diferença.

Pedido: Would you help me fix the lamp? (Você me ajudaria a consertar a luminária?)

Desejo: I’m very hungry. I would like to have a pizza. (Estou com muita fome. Eu gostaria de comer uma pizza.)

Might

Para expressar uma possibilidade (com sentido de “pode” ou “poderia”), use o modal verb Might. É quando se considera uma possibilidade menor de acontecer. Por exemplo: It might be snowing on my vacation. (Pode estar nevando nas minhas férias.)

Would

Quando você precisa expressar um pedido ou desejo no sentido de “gostaria”, use o modal verb Would. Veja a diferença.

Pedido: Would you help me fix the lamp? (Você me ajudaria a consertar a luminária?)

Desejo: I’m very hungry. I would like to have a pizza. (Estou com muita fome. Eu gostaria de comer uma pizza.)
Must

Uma expressão muito comum é a de obrigação, proibição ou dedução. Quando você precisar enfatizar que algo ou alguém “deve” ser ou agir de alguma forma, esse é o momento de utilizar o modal verb Must. Vamos aos
exemplos:

Dedução: Elizabeth did not come to work today. She must be in trouble. (Elizabeth não veio trabalhar hoje. Ela deve estar com problemas.)

Obrigação: You must arrive one hour before the flight. (Você deve chegar uma hora antes do voo.)

Proibição: You must not enter without being authorized. (Você não deve entrar sem ser autorizado.)

Should

O significado de Should é “deveria”. Bastante utilizado para situações formais ou informais, Should é usado para se fazer uma recomendação ou expressar um conselho.
Conselho: You should be more punctual at work. Our boss gets really angry when people are late. (Você deveria ser mais pontual no trabalho. Nosso chefe fica muito irritado com atrasos.)
Recomendação: You should go to the hospital if you have a fever again. (Você deveria ir ao hospital se tiver febre novamente.)

Ought to

Se você quer ser mais formal ao expressar um conselho (algo que alguém “deveria” fazer ou “precisa” fazer), prefira usar Ought to. Observe que esse é o único modal verb que vem acompanhado de “to”. Por ser formal, Ought to é menos utilizado.
Observe o exemplo que já utilizamos em Should, mas agora reescrito com Ought to:

She ought to wear a classic dress for reception at the consulate. (Ela deveria usar um vestido clássico para a recepção no consulado.)

Shall

Esse é um modal verb típico dos britânicos. Para dar uma sugestão ou indicar uma ação futura, o Shall é praticamente um lugar comum. Veja abaixo.
Ação futura: I shall be at your house tonight. (Estarei na sua casa hoje à noite.)
Sugestão: Shall we travel to Wales? (Vamos viajar para o País de Gales?)
Dica: é sempre usado com I e We! 😉

Will

Talvez Will seja o modal verb mais famoso entre os estudantes da língua inglesa, pois ele expressa uma ação futura e é muito usado. Quem já estudou o Simple Future sabe que “going to” e “will” estão logo nos primeiros exercícios, não é mesmo? O exemplo é simples: The princess will get married next month. (A princesa vai se casar no próximo mês.)


Agora que você já está por dentro dos 10 modal verbs mais utilizados em inglês, fique ligado aqui no blog: vamos publicar outro artigo com dicas perfeitas para você acertar sempre ao usar modal verbs e fazer bonito falando inglês.

Enquanto isso, está preparado para exercitar? Faça isso com calma. Escolha um modal verb e procure criar frases sobre o seu dia a dia. Treine um de cada vez, mas, é claro, aproveite para identificar o que aprendeu em suas leituras, assistindo a filmes ou às suas séries favoritas. Procure produções de origens diferentes, pois britânicos e americanos usam os modal verbs de formas distintas. Se não estiver com o ouvido afiado, leia nossas dicas para treinar o Listening!

Share