Educação Bilíngue no Brasil: formatos e tendências

“Os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo”
Ludwig Wittgenstein

Você já ouviu falar em Educação Bilíngue, certo?

Em um mundo cada vez mais interconectado, em que diversas culturas convergem e se ampliam, torna-se essencial formar cidadãos com repertórios culturais múltiplos, com determinadas habilidades interpessoais (soft skills) e específicas (hard skills). Assim, precisamos incentivar o “pensar fora da caixa”, promover ideias criativas que nos ajudem a lidar com os desafios contemporâneos.

Aprender inglês ou qualquer outra língua, além de garantir melhores oportunidades profissionais e educacionais, é uma janela para o mundo. Isto porque, ao aprender um novo idioma, as pessoas aprendem toda uma cultura.

Com a necessidade de trocar informações com pessoas de diversas nacionalidades, se expressar em um determinado idioma com desenvoltura e consistência, uma comunicação clara e eficiente é essencial. 

Hoje, mais do que nunca, o mercado educacional e estudiosos da educação colocam a educação bilíngue como fundamental para lidar com a complexidade de um mundo globalizado.

Mas, você conhece as diferentes modalidades da educação bilíngue ofertadas no Brasil? Sabe qual a real diferença entre elas? Vem com a gente e entenda mais a seguir!

Modalidades da Educação Bilíngue

Antonieta Megale apresenta em seu artigo Bilinguismo e Educação Bilíngue (2019) três modalidades da Educação Bilíngue ofertadas em território nacional: “escolas bilíngues com um currículo integrado, escolas bilíngues com um currículo adicional e escolas bilíngues com um currículo optativo” (MEGALE, 2019. p.25).

Além dessas modalidades, podemos incluir as tradicionais escolas de idiomas, que apesar de não oferecerem uma educação bilíngue, capacitam as pessoas em uma segunda língua.  Entenda a diferença entre as modalidades abaixo:

Escolas Bilíngues com Currículo Integrado

A primeira modalidade refere-se às escolas que promovem a integração de conteúdos ministrados em duas línguas em um currículo unificado. A escola seleciona as disciplinas que serão ministradas em inglês e/ou português e, normalmente, “essa proposta está inserida em escolas que desde sua origem têm como objetivo o ensino bilíngue” (MEGALE, 2019, p. 24).

Escolas Bilíngues com Currículo Adicional

Nessa modalidade, observamos a inserção de um currículo adicional através da implementação de programas bilíngues – que pode ser oferecido pela própria escola, ou ainda por meio de parcerias. Grande parte desses programas usa a abordagem CLIL (Content and Language Integrated Learning), que por sua vez, apresenta dois objetivos: o trabalho com conteúdos em diferentes áreas de conhecimento variada e o trabalho com a língua adicional, em nosso caso, o inglês de forma integrada. Nesse sentido, os conteúdos de matérias como ciências, matemática, geografia, entre outros, são apresentados e desenvolvidos na língua adicional, juntamente com a aprendizagem da própria língua (MEGALE, 2019).

Escolas Bilíngues com Currículo Optativo

Por fim, há escolas que oferecem um período extra aos alunos de forma opcional. Ou seja, os estudantes que desejarem uma formação bilíngue têm uma complementação em seus estudos na língua adicional, por meio de diferentes iniciativas como projetos, atividades extraclasse etc, ou através de aulas baseadas na abordagem CLIL (MEGALE,  2019).  Nessa modalidade, a educação bilíngue pode ser incorporada pela própria escola ou oferecida por meio de uma parceria com determinada instituição.

Escolas de Idiomas

Para além da Educação Bilíngue, há também quem escolha aprender uma nova língua através das Escolas de Idiomas. Com ampla oferta no mercado, as escolas de idiomas oferecem aulas de inglês a partir de encontros semanais com professores, geralmente trazendo uma proposta que ajuda o aluno a “comunicar-se” em uma outra língua por meio do enfoque na oralidade (speaking) acompanhado de um trabalho nas outras 3 habilidades: reading (leitura), listening (compreensão oral) e writing (escrita), sem esquecer, é claro, do trabalho mais estrutural com a língua (gramática e vocabulário). 

O que muda com as Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue no Brasil?

Agora que você já sabe as diferenças entre as modalidades, é importante destacar que o Conselho Nacional de Educação (CNE) vem trabalhando para ajudar gestores escolares no entendimento do que é uma educação bilíngue de verdade.

Ainda em fase de homologação, o CNE publicou as Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue no Brasil. Este documento oferece um panorama das principais diretrizes relacionadas à educação plurilingue, evidenciando o que será necessário para uma escola se definir como bilíngue. Assim, quando o documento for homologado, será necessário garantir um currículo integrado em sua escola, oferecendo aulas em inglês, com conteúdos ministrados em ambas as línguas. 

Caso queira saber mais sobre o assunto, leia a nossa publicação: O que caracteriza uma Escola Bilíngue de verdade?

A pergunta que fica é: como estar melhor preparado para quando a homologação acontecer? Vem com a gente que a Cultura Inglesa tem a solução certa para a sua escola!

Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa

Levando em consideração toda a complexidade do processo de estruturação de um ensino bilíngue, a Cultura Inglesa desenvolveu a Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa

A solução prepara a sua escola para lidar com todas as necessidades da educação bilíngue, seguindo as diretrizes do CNE em processo de homologação. A Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa ajuda a sua escola a adequar o projeto pedagógico  a partir de um produto que interliga os conhecimentos exigidos pela BNCC, através de aulas em inglês preparadas pelo time acadêmico da Cultura Inglesa. Para colocar tudo isso em prática, é realizada uma formação integral do corpo docente, que envolve desde uma avaliação diagnóstica, passando por uma formação inicial, até cursos de extensão exclusivos da Faculdade Cultura Inglesa, que vão prepará-los ainda mais no que diz respeito às mais atuais abordagens e metodologias de ensino.   

Por meio da parceria, a sua escola passa a ter sequências didáticas com o selo de uma instituição sólida e consistente, que atua no mercado há mais de 85 anos. 

Ao contratar a Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa, os alunos da sua escola experienciam o inglês a partir de vivências temáticas, acesso a jogos e atividades digitais, projetos culturais e muito mais!

Caso queira saber mais sobre o processo de implementação da Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa, entre em contato com a gente que temos a solução ideal para você. Além disso, caso queira saber mais sobre o papel dos professores na construção de uma formação bilíngue, clique aqui e acesse o nosso conteúdo!

Referências Bibliográficas:

Conselho Nacional de Educação (CNE). Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue no Brasil (parecer CNE/CEB nº 2/2020, aprovado em 9 de julho de 2020.

MEGALE, A. H.. Educação Bilíngue no Brasil. 1. ed. São Paulo: Richmond, 2019. v. 1. 135p .

MEGALE, A. H. . Bilinguismo e Educação Bilíngue. In: Antonieta Megale. (Org.). Educação Bilíngue no Brasil. 1 ed.São Paulo: São Paulo, 2019, v. 1, p. 15-27.

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