Como funciona o cérebro bilíngue?

Como funciona o cérebro bilíngue? E quais são as vantagens e benefícios de oferecer às crianças uma educação bilíngue durante a infância? Vem com a gente desvendar os mistérios do cérebro bilíngue.

Desafios do mundo contemporâneo e globalizado

Sabemos que, em um mundo cada vez mais competitivo, onde as oportunidades estão cada vez mais concorridas, os pais buscam oferecer aos filhos a melhor educação possível, com o objetivo de estimular as crianças a desenvolverem as habilidades necessárias para se destacar no universo profissional, educacional e, até mesmo, em âmbito particular. Neste sentido, o ensino bilíngue se apresentaria como um diferencial na vida das crianças.

As autoras Ramírez e Khul (2016) destacam que, atualmente, dois terços da população do mundo compreende ou fala ao menos duas línguas. A partir deste dado, fica evidente que o bilinguismo vem conquistando cada vez mais espaço no âmbito da educação. Isso fica ainda mais claro quando observamos a diversidade de escolas que ofertam em seu programa curricular o ensino de uma língua. Caso queira saber mais sobre os diferentes formatos da Educação Bilíngue no Brasil, clique aqui.

Aprender um segundo idioma, além de garantir melhores salários, oportunidades profissionais e educacionais, amplia o horizonte cultural do indivíduo, melhorando a sua capacidade de lidar com a diversidade em situações relacionadas a viagens, debates, entrevistas, apresentações etc.

As diferenças entre o cérebro bilíngue e o cérebro monolíngue

O campo de estudo sobre o processo de aquisição de linguagem é vasto e envolve diferentes aspectos como abordagens cognitivas e relacionadas a fatores sociais e comportamentais. A forma como o indivíduo adquire uma linguagem é complexa e dinâmica, no entanto, parece ser consenso que como evidenciam Ramírez e Khul (2016), o cérebro bilíngue, no geral, por lidar com dois códigos de linguagem, se destaca em funções executivas, possuindo maior plasticidade, quando comparado a cérebros monolíngues.

Mas o que são funções executivas? 

As funções executivas referem-se a uma família de processos mentais que auxiliam o indivíduo a raciocinar, planejar e agir com maior razão, evitando ações automáticas, orientadas apenas por instinto ou intuição. 

O aprendizado de um idioma adicional age diretamente nas funções executivas. O cérebro bilíngue possui maior capacidade de concentração, permanecendo focado por um maior período de tempo em comparação ao cérebro monolíngue. Além disso, é capaz de prestar maior atenção mesmo com distrações ao seu redor. As crianças bilíngues também possuem a capacidade de reter um maior número de informações, ativando a memória com maior facilidade. Outros benefícios que dizem respeito ao cérebro bilíngue são: solucionar problemas com mais agilidade, raciocínio rápido e maior capacidade de planejamento. Todas essas vantagens estão relacionadas às funções executivas que o cérebro desenvolve ao longo da vida e, são potencializadas quando o mesmo é exposto ao aprendizado de uma língua adicional. No geral, parece haver ganhos consideráveis no processo de alfabetização,  no entendimento da gramática e da expansão do vocabulário das crianças.

05 Vantagens e Benefícios do Cérebro Bilíngue

  1. Ampliar as formas de ver e entender o mundo

O cérebro bilíngue e as crianças e adolescentes lidam melhor com a diversidade, pois enxergam o mundo através de duas ou mais óticas. Aprender um idioma, é também aprender toda uma cultura. Essa noção insere os jovens na ideia de cidadão global.

  1. Prevenir doenças relacionadas à idade

Com o avanço da fase adulta, o cérebro começa a reduzir sua eficiência em realizar tarefas e reter informações. Estudos científicos comprovam que um cérebro bilíngue pode retardar o aparecimento dos sintomas de Alzheimer em até 5 anos em relação ao cérebro monolíngue. 

  1. Maior concentração e flexibilidade cognitiva

Outra vantagem do cérebro bilíngue é a maior capacidade de concentração e resolução de problemas. Isso acontece, pois a pessoa bilíngue precisa constantemente reconhecer e associar símbolos a sons, de duas ou mais linguagens simultaneamente. Esse esforço cerebral torna o cérebro mais flexível.

  1. Fortalecimento da Memória

Além de desenvolver a concentração, o cérebro bilíngue tem a capacidade de memorizar e lembrar de informações com maior facilidade. Isso acontece, pois ao aprender um novo idioma, as crianças precisam memorizar sons e palavras diversas, tornando a memória mais aguçada.

  1. Melhor desempenho social

Estudos apontam que crianças bilíngues apresentam certas vantagens quando se trata de compreensão e desempenho social no dia a dia. Isso acontece porque o cérebro bilíngue deve transitar em um mundo social complexo, onde pessoas diferentes, que falam idiomas diferentes, têm conhecimentos diversos. As crianças bilíngues também têm maior sensibilidade a certas características da comunicação, como o tom de voz, compreender pensamentos, desejos e intenções dos outros com maior facilidade. (Heinlein; Williams, 2018)

Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa: seu aluno bilíngue de verdade

Como destacamos no início, cada vez mais crianças e jovens/adultos precisam se capacitar para enfrentar os desafios de um mundo globalizado. O mesmo movimento é exigido das escolas que precisam se adequar para oferecer um ensino alinhado aos desafios de um universo hiperconectado. As escolas que oferecem um ensino bilíngue aos alunos acabam se destacando no mercado, uma vez que estão mais preparadas para formar cidadãos para o futuro. 

A Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa oferece um programa completo, que promove sequências didáticas e atividades que auxiliam no desenvolvimento do cérebro bilíngue, reforçando assim os benefícios elencados acima. São ofertadas atividades e experiências que trabalham a cognição, a parte social, emocional e física do aluno, contribuindo para o desenvolvimento de cidadãos bilíngues engajados em nossa sociedade. 

A Plataforma ajuda a sua escola a adequar o projeto pedagógico a partir de uma solução que interconecta os principais conhecimentos exigidos pela BNCC, através de aulas em inglês preparadas pelo time acadêmico da Cultura Inglesa. Nesse  sentido, a Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa oferece aos alunos as ferramentas necessárias para o aprendizado consistente e eficiente do inglês, em sua totalidade, como idioma adicional. Além de todos os benefícios relacionados ao cérebro bilíngue, a Plataforma Bilíngue oferece vivências temáticas, acesso a jogos, atividades digitais e muitos projetos multiculturais para os alunos se desenvolverem e aprenderem inglês enquanto exploram temas de seu interesse. O programa também oferece benefícios exclusivos para os docentes da sua escola, através de uma formação exclusiva com o selo de qualidade da Cultura Inglesa.

Caso queira saber mais sobre o processo de implementação do ensino bilíngue, entre em contato com a Cultura Inglesa clicando aqui. Para saber mais a respeito do tema, assista ao nosso webinar: Desvendando a educação bilíngue no Brasil: do entender ao fazer.

Referências:

GABRIOTTI, Rafaela Bepe. ZOMIGNAN, Rosângela. Processos cerebrais durante a aquisição de linguagem. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 08, Vol. 16, pp. 68-96. Agosto de 2020. ISSN: 2448-0959. DOI: 10.32749/nucleodoconhecimento.com.br/educacao/cerebro-bilingue.

RAMÍREZ, N. F., Ph.D., KUHL, Patrícia K., Ph.D. Bilingual Language Learning in Children – University of Washington – 2016.

BIALYSTOK, E. Acquisition of Literacy in Multilingual Children: A Framework for Research. Language Learning – 2007.

Heinlein, Krista. Williams, Casey. Bilingualism in the Early Years: What the Science Says. National Library of Medicine, 2018. Acesso em: 22 de Setembro de 2022. Link de acesso: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC6168212/

Diamond, Adele. Executive Functions. The Simms/Mann Institute Think Talk. Acesso em 23/09/2022. Link disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=39BYyfr3SeY&t=23s

Share