Ensino Bilíngue: o papel dos professores na construção de uma formação bilíngue na sua escola.

Se você é dono, diretor, gestor ou coordenador escolar já deve ter se perguntado como oferecer um ensino bilíngue na sua escola, certo? Essa dúvida deve aparecer com cada vez mais frequência em  sua rotina escolar. Em um mundo globalizado, a necessidade de dominar um segundo idioma, bem como aprender um repertório cultural rico e diverso torna-se indispensável. De acordo com uma pesquisa realizada pela Move Social em parceria com o British Council, “o ano de 2020 marcou a data em que o ensino de inglês se tornou obrigatório na educação básica brasileira” (2019. p.07).

O desafio da formação bilíngue

Esse movimento tem levado o Brasil e as escolas privadas e públicas a refletirem sobre a importância do aprendizado da língua inglesa para o desenvolvimento econômico e social do país. “Para alcançar uma economia de classe mundial, capaz de negociar internacionalmente, ter uma porcentagem maior de pessoas capazes de realizar ações através da língua inglesa é algo essencial, e não um luxo” (2019, p.07).

Esse cenário torna-se ainda mais desafiador quando olhamos para a população brasileira. De acordo com a pesquisa Demandas de Aprendizagem de Inglês no Brasil (British Council, 2013), “apenas 5,1% da população com 16 anos ou mais afirma possuir algum conhecimento da língua inglesa” (2019, p.08). A situação se agrava ainda mais quando observamos a formação de nossos professores. “O estudo revela que o Brasil parte de uma posição desafiadora em que uma grande porcentagem dos professores não possui formação adequada, o que pode dificultar a implementação de um currículo que entende a língua como prática social” (2019, p.07).

A situação brasileira não é exclusiva no mundo. Diversos países superaram as barreiras do aprendizado do inglês através de formação específica e investimento no desenvolvimento profissional como especializações, pós-graduações etc.

Preparar as crianças e jovens para os desafios de um mundo interconectado e sem fronteiras e cada vez mais dinâmico não é uma tarefa simples, tampouco fácil de resolver da noite para o dia. No entanto, há soluções que podem te ajudar nesse desafio. Mas então, como oferecer um ensino bilíngue na sua escola? Quer descobrir? Vamos lá! 

A necessidade de um ensino bilíngue

De modo geral, as escolas têm percebido a necessidade de complementar o aprendizado dos seus alunos com o ensino do inglês. Aprender, conhecer, comunicar-se em um segundo idioma possibilita às crianças e jovens adultos conquistarem melhores oportunidades tanto na vida pessoal quanto profissional. Salários mais altos, viagens, intercâmbio cultural, estudo no exterior são algumas das possibilidades que se abrem quando falamos do aprendizado de um segundo idioma, na maioria das vezes, o inglês.

Mas, para além do verbo to be, um ensino bilíngue de verdade proporciona ao aluno não somente uma aula de inglês, mas uma aula em inglês. Nesse sentido, o ensino bilíngue deve ser contextualizado e incorporado ao projeto pedagógico da escola. Isto é, o ideal é levar em consideração todo o ambiente de aprendizado do aluno e as disciplinas previstas na Base Nacional Comum Curricular. Caso você queira entender melhor o que caracteriza uma escola bilíngue de verdade, leia este post aqui! 

Assim, cada vez mais, pais e escolas estão se planejando para oferecer aos seus filhos e alunos uma formação bilíngue. Do lado da família, uma formação bilíngue garante a tranquilidade de saber que os filhos estão se preparando para os desafios do futuro. Para a escola, é a oportunidade ideal para capacitar ainda mais o seu corpo docente e oferecer uma educação alinhada aos desafios do mundo contemporâneo. 

Como oferecer um ensino bilíngue na sua escola?

Pensando na complexidade de ofertar um ensino bilíngue no contexto de diversas escolas no Brasil, a Cultura Inglesa desenvolveu a Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa. A solução visa a formação integral do seu corpo docente, desde o diagnóstico de proficiência dos professores até a formação inicial e follow up, com workshops, videoaulas e cursos de extensão da Faculdade Cultura Inglesa.

A implementação acontece de forma orgânica e integrada, de acordo com o contexto, a necessidade e a particularidade de cada escola. No momento da implementação a Cultura Inglesa leva em conta o projeto pedagógico, carga horária, recursos e materiais, etc. Ao todo, são 4 etapas que preparam os professores para aplicarem os conteúdos da Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa. Esse passo a passo visa a formação pedagógica no que diz respeito ao trabalho com o ensino bilíngue com diferentes faixas-etárias, em diferentes segmentos.

Conheça as 4 etapas da formação de professores:

Warm up e set up

Diagnóstico de proficiência do corpo docente e apresentação da Plataforma Bilíngue. Nesta etapa, a Cultura Inglesa agendará uma conversa individual com os professores que atuarão com o programa na escola para entender melhor o nível de proficiência na língua inglesa de cada professor. 

Getting Ready

Formação inicial com foco no gerenciamento da sala de aula e formação específica por segmento. Nesta fase do processo de implantação, a assessoria, com o suporte da equipe Acadêmica Cultura Inglesa estará presente em sua escola para realizar o treinamento inicial da Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa com os professores. Após este momento presencial, os professores poderão dar continuidade ao treinamento de forma assíncrona através do Portal do Professor.

Making Progress

Reuniões com o time de professores e observações de aula seguidas por momentos de autoavaliação e feedback junto aos nossos Assessores Educacionais. Nossa assessoria promove um acompanhamento contínuo e semanal, de forma que o professor se desenvolva cada vez mais com relação às abordagens em sala de aula e em sua trajetória profissional, trazendo assim muito mais confiança e autonomia em sala de aula. 

Follow up

Workshops e vídeo aulas com temas que complementam a formação do professor e cursos de extensão exclusivos da Faculdade Cultura Inglesa. Nossos professores são encorajados a seguir um desenvolvimento profissional contínuo a partir de workshops, vídeo aulas e do acesso aos cursos de extensão da Faculdade Cultura Inglesa. 

Mas quem é o Assessor Educacional?

As quatro etapas detalhadas acima trazem uma figura essencial para a promoção da qualidade do programa bilíngue Cultura Inglesa, o nosso Assessor Educacional.  

A sua escola terá um assessor que será responsável pela implantação do programa Bilíngue. O acompanhamento do assessor educacional se dá via encontros periódicos, realizados de forma presencial e remota, com o objetivo de oferecer todo o suporte à sua escola, tanto para professores quanto para a equipe escolar. O assessor acompanha todas as etapas de implantação de modo a promover as adequações necessárias ao contexto escolar, garantindo a efetividade do programa.

A sua escola já pode ofertar um ensino bilíngue e se destacar no mercado, dando um passo à frente na formação dos seus alunos. A Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa já traz consigo toda a qualidade reconhecida e aprovada da melhor escola de inglês do Brasil.

Caso queira saber mais sobre o processo de implementação do ensino bilíngue, entre em contato com a gente clicando aqui. Assim, podemos encontrar a solução que mais se encaixa na rotina da sua escola e garantir que o seu corpo docente esteja preparado para oferecer um ensino bilíngue de verdade.

Referências: 

Conselho Nacional de Educação (CNE). Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue no Brasil (parecer CNE/CEB nº 2/2020, aprovado em 9 de julho de 2020.

Council British e Move Social. Políticas Públicas para o ensino de inglês: um panorama das experiências na rede pública brasileira. 1ª edição 2019

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