O que caracteriza uma escola bilíngue de verdade?

Você sabe o que caracteriza uma escola bilíngue ou um ensino bilíngue de verdade? Em um mundo cada vez mais globalizado e conectado, a forma como nos relacionamos com outras culturas e idiomas se torna cada vez mais dinâmica, seja no dia a dia do trabalho, viagens ou estudo.

Assim, surge um desafio complexo e, ao mesmo tempo, instigante. Como preparar as crianças e jovens adultos para encarar esse mundo sem fronteiras, ou melhor, como proporcionar uma experiência educacional realmente transformadora, que efetivamente forme cidadãos globais? Cabe às instituições de ensino promover oportunidades infinitas para a formação deste cidadão. Dentre as oportunidades mais procuradas, temos o ensino bilíngue. Mas, então, o que define uma escola bilíngue?

Essa pergunta será respondida no decorrer deste artigo. Se você gostaria de levar um ensino bilíngue aos seus alunos, continue a leitura e confira!

Desvendando a Escola Bilíngue

Em 2020, o Conselho Nacional de Educação (CNE) publicou as Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue no Brasil. Ainda em fase de homologação, este documento oferece um panorama das principais diretrizes relacionadas à educação plurilíngue com o objetivo de ajudar gestores escolares no entendimento do que é uma formação plurilíngue. No geral, uma escola bilíngue deve oferecer um programa integrado, com currículo único e ministrado em dois idiomas.

Como diz o próprio CNE: “educação bilíngue implica menos o ensino de língua e mais o aprendizado da língua adicional pelo uso estruturado em conteúdos e contextos culturais relevantes” (2020, p.16). Isto é, a escola deve levar em conta para além da exposição às línguas e dos aspectos linguísticos, a didática, recursos, metodologias, projeto pedagógico, corpo docente, material didático, questões sociais e interculturais.

A proposta é usar o português e uma outra língua adicional de forma integrada na construção do conhecimento do aluno, trabalhando as competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular em suas diferentes áreas do conhecimento, divididas nas três etapas da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio). Um ensino bilíngue de verdade visa a formação completa do aluno, combinando vivências e elementos interdisciplinares e interculturais no processo de aprendizagem, como destaca o CNE.

Dessa forma, o ensino bilíngue vai muito além da simples “aula ou livro de inglês”. É preciso promover sequências didáticas que reflitam em uma integração de saberes e isso só pode ser feito através do investimento em um corpo docente qualificado e em constante desenvolvimento. Assim, é realizado um trabalho de forma colaborativa para estimular as crianças a desenvolverem as habilidades comunicativas dentro e fora da sala de aula.

Quero que meus alunos se tornem bilíngues

Até aqui, você deve ter se perguntado: legal, mas como implementar tudo isso? Para você oferecer um ensino bilíngue de verdade na sua escola, primeiramente, você deverá partir de um planejamento e revisão do projeto pedagógico. Isto porque a educação bilíngue visa oferecer aos alunos uma experiência integrada e colaborativa em ambos os idiomas.

É promover uma mudança de mindset, incorporando aspectos da língua adicional no cotidiano das crianças e adolescentes, de forma consistente e orgânica, garantindo a aprendizagem dos principais elementos que constituem toda uma língua e cultura.

Além disso, uma etapa essencial é a formação inicial e contínua dos professores da sua escola. Eles são peças fundamentais para que o ensino bilíngue seja realmente efetivo e transformador.

Conheça a Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa!

Levando em conta toda a complexidade do processo de estruturação de um ensino bilíngue nas escolas, a Cultura Inglesa desenvolveu a Plataforma Bilíngue Cultura Inglesa. A solução foi desenvolvida com o objetivo de levar a escolas regulares da Educação Básica um ensino bilíngue de verdade, promovendo a formação do corpo docente e oferecendo aos alunos as ferramentas necessárias para o aprendizado do inglês em sua totalidade, como idioma adicional: aulas em inglês preparadas pelo time acadêmico da Cultura Inglesa, sequências didáticas de primeira qualidade a partir da parceria com grandes editoras internacionais e alinhadas à BNCC, vivências temáticas, acesso a jogos e atividades digitais em uma Plataforma Gamificada exclusiva e muitos projetos multiculturais para os alunos aprenderem inglês enquanto exploram temas de seu interesse.

Com ampla oferta de carga horária, conteúdos e recursos físicos e digitais, você, gestor escolar, tem flexibilidade para deixar a Plataforma Bilíngue do jeito que a sua escola precisa. 

Caso queira saber mais sobre o processo de implementação do ensino bilíngue, entre em contato com a gente que temos a solução ideal para você. Além disso, se ficou com alguma dúvida, assista ao nosso webinar: Desvendando a educação bilíngue no Brasil: do entender ao fazer.

Referências:

Conselho Nacional de Educação (CNE). Diretrizes Nacionais para a Educação Plurilíngue no Brasil (parecer CNE/CEB nº 2/2020, aprovado em 9 de julho de 2020.