Trabalhar em startup: 5 dicas para conseguir uma vaga

Com todas as mudanças que influenciaram o mercado nos últimos anos, não dá para negar que a mentalidade das pessoas também passou por transformações. Novas possibilidades surgiram e, entre os novos locais de trabalho, as startups são o sonho de muita gente.

Fazer parte de grandes empresas e passar a vida toda em um mesmo emprego já não é um desejo da maioria das pessoas. As gerações atuais se interessam por dinâmicas diferentes de carreira, sobretudo em ambientes que incentivam a flexibilidade e a inovação.

E você, o que acha disso? Acompanhe a leitura para ficar por dentro do assunto e ainda descobrir boas dicas para trabalhar em startup!

O que é uma startup?

O conceito começou a ser usado nos Estados Unidos há algum tempo e ganhou força no final dos anos 1990, época em que o avanço da internet explodiu no mundo inteiro. Nesse contexto, surgiu o movimento bolha das empresas consideradas como “ponto-com”.

A origem do termo está ligada ao conceito de iniciar algo e colocar em funcionamento — o que poderia ser uma empresa ou ideia de negócio, mesmo que inicialmente o cenário seja incerto.

Atualmente, o mercado e as pessoas entendem uma startup como um modelo inovador (normalmente com caráter tecnológico) e escalável, o que confere boas expectativas de crescimento e lucro. Além disso, essa é uma denominação muito usada para empresas que conseguem se manter enxutas mesmo em crescimento, justamente por serem escaláveis.

Como trabalhar em uma startup?

Depois de conhecer um pouco mais sobre como funcionam as startups, pode ser que esse tipo de negócio atraia o seu interesse. Então, se o seu objetivo for conseguir uma vaga em uma empresa com essas características, não deixe de conferir as dicas que listamos para aumentar as suas chances de sucesso!

1. Trabalhe a sua mentalidade

É natural que os donos ou gestores de uma startup queiram montar um time que combine com os princípios da empresa, não é verdade? Por isso, é importante que você esteja aberto a desenvolver a sua mentalidade de acordo com o perfil desse tipo de negócio.

E o que isso significa? Por exemplo, a flexibilidade é um dos traços marcantes em ambientes inovadores. Os horários nem sempre seguem uma rotina tradicional e pode ser que você precise fazer algumas horas extras em momentos decisivos. Ser flexível também quer dizer ter a mente aberta para aprender, mudar de opinião ou fazer ajustes nas suas estratégias quando necessário.

Outra qualidade valorizada é a capacidade de ser multidisciplinar. Como falamos, é comum que as equipes de trabalho em startups sejam reduzidas e, na maioria das vezes, cada colaborador precisa ser responsável por atividades variadas.

Para completar os diferenciais, podemos citar criatividade, comprometimento e proatividade como algumas das habilidades comportamentais (também conhecidas como soft skills) mais importantes. Sabe aquela história de vestir a camisa da empresa? É disso que estamos falando.

2. Procure as vagas no lugar certo

Não é que exista um único local para encontrar vagas em startups e inscrever-se nos processos seletivos. Existem inúmeros sites e veículos de comunicação voltados para a divulgação de vagas de empregos disponíveis.

Contudo, é válido buscar quais são os principais meios utilizados pelas empresas que você tem vontade de trabalhar, o que pode variar de uma organização para outra. Essa pesquisa prévia pode ajudar bastante a filtrar suas preferências e entender quais são os critérios mais frequentes na hora de contratar um profissional. Assim, você já começa a se preparar.

3. Fortaleça seu networking

Uma boa rede de relacionamentos é fundamental para ser conhecido no mercado de trabalho, ficar sabendo de oportunidades interessantes e, claro, ser indicado para preenchê-las. Aliás, muitas vagas nem chegam a ser oficialmente divulgadas, pois algumas empresas preferem analisar primeiro as indicações dos próprios gestores, funcionários ou parceiros.

Ou seja, ainda que uma recomendação não seja garantia de que você será contratado, as suas chances são consideravelmente maiores. Não tenha dúvidas de que a combinação de um networking efetivo e a capacitação profissional é capaz de ser determinante para o seu sucesso.

4. Aprenda a falar inglês fluentemente

Já citamos algumas das soft skills mais valorizadas e que fazem a diferença para quem quer trabalhar em startup. Porém, as competências técnicas também têm grande importância na composição de um bom profissional, certo?

Na realidade, o equilíbrio de tudo isso é o que mais importa. Pouco adianta ter um currículo cheio de cursos ou formações de excelência se a pessoa não consegue conviver em grupo e se comunicar com a equipe, por exemplo.

Essa normalmente é a razão para existirem os requisitos na descrição de uma vaga e filtrar os candidatos. Ao mesmo tempo, as entrevistas e outras etapas do processo seletivo ajudam a perceber a parte comportamental dos participantes.

Nesse sentido, cada tipo de função deve apresentar as suas próprias condições e exigências. Só que uma das habilidades que tem sido recomendada para diversas áreas de atuação é a proficiência em inglês.

No caso de uma startup, a conexão com o mundo globalizado e com as tecnologias são dois aspectos que reforçam essa necessidade. Portanto, aprender inglês é algo que precisa estar na sua lista de prioridades.

5. Trabalhe o seu perfil nas redes sociais

Por fim, não se esqueça de que organizações inovadoras e atuais estão presentes no ambiente virtual, além de reconhecerem o valor disso. Logo, mantenha as suas redes sociais atualizadas e coerentes com os seus objetivos profissionais, pois existem grandes chances de que elas sejam visitadas pelos recrutadores — em especial o LinkedIn, que é mais voltado para negócios.

Dessa forma, monte um perfil atraente, estabeleça suas conexões, consuma conteúdos enriquecedores e aproveite para demonstrar um pouco do seu potencial.

O que achou da ideia de trabalhar em startup? Essa é uma ótima oportunidade. O número dessas empresas cresce a cada dia, mas a concorrência é um fato que precisa ser considerado e deve servir de motivação para que você desenvolva sempre mais.

Se essa possibilidade chamou sua atenção e você quer se preparar para conseguir uma vaga bacana, não deixe de investir no seu inglês. Entre em contato conosco e vamos trabalhar juntos para melhorar a sua fluência do idioma!

Share