O Dia das Mães é uma data especial: saiba como é comemorado em vários países!

“Dia das Mães é todo dia”! Sim, a gente concorda, e elas merecem o nosso amor sempre. Mas sabia que existe um motivo especial para essa data ser comemorada em todo o mundo, em dias e formas diferentes de acordo com cada país? Para manter você por dentro dessa celebração, preparamos com muito carinho este artigo, que vai mostrar a origem da data, as comemorações ao redor do mundo e muitas outras curiosidades. Confira! ❤️

Como surgiu o Dia das Mães?

O Dia das Mães vem lá de trás. Desde a Grécia Antiga a data já era comemorada, quando, com a chegada da primavera, os gregos homenageavam Rhéa, a mãe dos Deuses, oferecendo-lhe presentes.

Já na Idade Média, a data deixou marcas por ser o dia em que os serviçais ganhavam folga para ficar em casa com suas mães. O dia ficou conhecido como “Mothering Day” e originou o Mothering Cake, um bolo dedicado às mães para trazer-lhes ainda mais alegria.

Apesar das celebrações pelo Dia das Mães já existirem há algum tempo, um fato foi marcante para que a data seja celebrada como vemos hoje.

Voltando ao passado, à época da Guerra Civil Americana, um nome viria a deixar marcas na história. Anna Jarvis, uma ativista da Virgínia Ocidental, além de cuidar dos soldados feridos em combate, sempre lutou por melhores condições de saúde e educação para a sua comunidade, tendo como valores a família e a religião. Sua devoção era tamanha que inspirou a filha, Anna Maria Jarvis, a iniciar um movimento para tornar oficial o Dia das Mães. Com isso, os estados começaram a aderir à celebração, mas foi somente em 1914 que o presidente Woodrow Wilson legitimou a data, instituindo o segundo dia de maio como o Dia das Mães. 

O Dia das Mães pelo mundo

Agora que você já está por dentro da história que deu origem a essa data tão especial, o Dia das Mães, vamos fazer uma viagem por alguns países para conhecer mais sobre as celebrações, costumes e tradições realizadas nesse dia. Vem com a gente!

Dia das Mães nos Estados Unidos 

No Mother’s Day, as mães já começam a receber um mimo ao acordar, com o café da manhã na cama. Um brunch também é comum, assim como um almoço com a família em um lugar legal. A ideia, portanto, é fazer com que as mães passem bem longe dos afazeres domésticos nessa data, que é reconhecida como um feriado nacional no país.

O dia foi criado como uma forma de homenagear as mães e demonstrar a elas esse carinho, oferecendo-lhes flores. A mais comum, e que tem um grande simbolismo para os americanos, é o cravo, que nos remete à origem do Dia das Mães. Na época,  Anna Jarvis, uma das grandes precursoras dessa data especial, enviou para a igreja onde seria celebrada a primeira missa em homenagem às mães, 500 cravos, sua flor favorita. Durante os anos seguintes, Anna continuou mantendo a tradição viva, chegando a enviar, no total, mais de 10 mil cravos para a igreja.

Quanto às cores, temos aí outro simbolismo. As crianças costumam presentear as mães com cravos vermelhos. Já os cravos brancos são utilizados para homenagear as mães já falecidas. 

Dia das Mães no Canadá

No Canadá, assim como nos EUA e no Brasil, o Dia das Mães também é comemorado no segundo domingo do mês de maio. A data, depois do Natal e do Dia dos Namorados, é a mais popular do país. 

Assim como nos Estados Unidos, os cravos também são um símbolo popular, e algumas pessoas, como forma de demonstração de solidariedade à data, usam a flor como um broche, um adorno para as suas roupas no Dia das Mães. Apesar dos cravos terem a sua popularidade, outros tipos de flores também são bem-vindas, por representarem amor e afeto. 

Da mesma forma que no país vizinho, no Canadá as crianças costumam fazer cartões para dar às mães e aproveitam a data para comemorar com quem amam. Aqui, entram também as avós e quaisquer outras figuras maternas importantes em suas vidas. As reuniões em família são uma tradição e a data é marcada por deliciosos brunches, almoços e jantares em família.  

Dia das Mães na Inglaterra

Na Inglaterra, o Mothering Sunday não acontece em uma data fixa, como nos Estados Unidos e Canadá. A celebração muda ano após ano, pois é celebrada no quarto domingo do mês da Quaresma, cuja data também varia. 

A Inglaterra foi o primeiro país a dedicar um dia especial para elas, quando os operários passaram a ter um dia de folga para visitar as suas casas e comemorar o dia com as mães. Aproveitando o regresso, eles colhiam flores pelo caminho, para presenteá-las. Como parte da tradição, tornou-se conhecido o “Simnel Cake”, um tipo de bolo de frutas com duas camadas de pasta de amêndoa – uma na parte superior e outra no meio. 

Atualmente, o Dia das Mães, na Inglaterra, já é comemorado na mesma data em que a celebração acontece nos Estados Unidos e Canadá, e as flores, cartões e o “Simnel Cake” continuam sendo uma tradição. 

Dia das Mães na Austrália

Na Austrália também se comemora o Dia das Mães no segundo domingo de maio. A data simboliza a gratidão à figura materna por seus esforços para cuidar da família. 

Quanto aos mimos para as mães, temos aqui uma curiosidade! A tradição de presenteá-las teve início justamente com uma australiana, que em 1924 iniciou uma campanha com o intuito de arrecadar presentes para as idosas solitárias. A partir daí, todos os anos, no Dia das Mães, virou tradição presentear as figuras maternas, que podem ser representadas pelas madrastas, parentes, tutores e até mesmo amigos próximos às famílias. Os famosos cartões, por aqui, também são uma tradição, além dos chocolates e flores. Inclusive, os cravos, da mesma forma que nos Estados Unidos e Canadá, também têm um grande simbolismo na Austrália. 

E a sua surpresa… já preparou?

Agora que você já viajou com a gente por vários países e conheceu as tradições deles durante o Mothers Day, conta pra gente: qual surpresa você está preparando para a sua mãe, avó, madrasta, madrinha ou outra figura materna nesta data especial? Deixe a sua resposta nos comentários. Estamos curiosos para saber!

Aproveite também essa viagem por vários países de língua inglesa para se inspirar e ver a quantas anda o seu idioma. Afinal, quem disse que nos seus planos não está aquela tão sonhada viagem com quem você ama? Faça o nosso teste de nível e descubra!

Share