Quais os níveis de inglês e como descobrir o seu!

Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas é um guia utilizado internacionalmente para descrever os níveis de inglês e a proficiência em um idioma europeu. Por meio de testes escritos e orais, ele é a base para determinar quão bem você fala e entende uma língua estrangeira. Quer enteder como funciona o Quadro Europeu Comum de Referência? Basta clicar aqui!

De maneira resumida, o quadro divide o conhecimento dos alunos em três categorias, cada uma com duas subdivisões, apontando as capacidades técnicas e as principais competências do uso da língua. Os níveis de inglês são:

Nível A – Básico

  • A1 (iniciante) A pessoa é capaz de comunicar-se basicamente, apresentando-se para outros, fazendo e respondendo perguntas simples como de onde vem, as pessoas que conhece e as coisas que tem. Precisa que o interlocutor fale devagar para que entenda.
  • A2 (básico) A pessoa consegue entender expressões simples e frases isoladas relacionadas ao seu dia a dia. Além disso, pode trocar informações diretas, entender assuntos simples e falar sobre sua formação e assuntos familiares.

Nível B – Independente

  • B1 (intermediário) Consegue entender bem assuntos relacionados ao seu cotidiano, como trabalho ou escola, apesar de requererem uma linguagem clara. É capaz de descrever assuntos figurativos, como sonhos e ambições. Consegue opinar e justificar projetos, ideias e razões.
  • B2 (usuário independente) Consegue entender assuntos mais complexos relacionados à sua área de atuação. Também consegue escrever textos, exprimir desejos e interagir com nativos do idioma sem que nenhuma das partes faça um esforço excessivo.

Nível C – Proficiente

  • C1 (proficiência operativa eficaz) É capaz de entender significados implícitos em textos, bem como externar seus pensamentos de forma fluida e eficaz. Domina a articulação, coesão e organização de um discurso, mesmo com tema complexo.
  • C2 (Domínio pleno) Consegue entender praticamente tudo o que ouve ou lê, sem grandes esforços. É capaz de distinguir pequenas variações de significado em discursos, mesmo que complexos ou de assuntos que não façam parte de seu cotidiano. É o nível mais alto do Quadro.

Como sei qual dos níveis de inglês é o meu?

Existem diversos testes online que avaliam os níveis de inglês. Entretanto, grande parte deles avalia apenas a capacidade de leitura, deixando de fora outras habilidades. Para saber realmente em qual dos níveis de inglês você se encontra, é muito importante avaliar outras competências como a escrita, a fala e a compreensão oral.

Para que você realmente saiba o seu nível de inglês, é fundamental contar com profissionais especializados no assunto. Até porque um aluno pode naturalmente ter um conhecimento avançado, mas ter perdido o contato com a língua e precisar recuperar, mudando de nivelamento ao longo do tempo. Para além dos testes online de proficiência, se você quer ter uma certificado de fluência, o ideal é você realizar alguma dos exames internacionais disponíveis (TOEFL, IELTS, Cambridge), para ter uma certificação internacional do seu domínio da língua inglesa.

A Cultura Inglesa oferece um teste de nível online completo e gratuito para que você descobrir qual o seu verdadeiro nível no idioma. Quem se torna nosso aluno, faz um nivelamento de inglês especial, diretamente com um de nossos professores super qualificados e certificados internacionalmente. Não perca essa oportunidade!

Share