Museus em casa: descubra a arte com seus filhos sem sair do lar

Estar em casa possibilitou que as famílias pudessem continuamente buscar por alternativas de entretenimento e também culturais. Uma delas é a chance de crianças e adultos conhecerem diferentes locais do mundo por meio da internet.

Trazer conhecimentos diversos para os pequenos contribui para ampliar a visão de mundo, proporcionar contato com a diversidade, além de desenvolver a empatia entre eles.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você confira como proporcionar a experiência de visitar museus em casa para as crianças, além de conhecer as alternativas existentes no âmbito digital. Continue a leitura e saiba mais!

A importância de programas culturais em família

Inicialmente, vamos entender alguns aspectos que destacam a importância de promover programas culturais em família, especialmente para as crianças.

Desenvolve o pensamento crítico

Desde pequeno, é preciso oferecer referências para que cada um possa desenvolver o seu pensamento crítico, as suas ideias e a concepção de mundo. Além disso, é preciso destacar a necessidade de estabelecer o hábito de buscar informações em diferentes meios, não apenas naqueles já tradicionais.

Outro ponto é o fato de estimular a curiosidade desde pequeno, tanto pelos aspectos culturais quanto pelos aspectos históricos da sociedade, bem como o interesse pela leitura.

Aprende a se expressar

Desenvolver a argumentação das crianças é outro aspecto que merece atenção dos pais. É justamente por interferência da cultura que essa prática pode ser aprendida pelas crianças.

Isso pode ser feito a partir do consumo de livros, revistas, interpretação de obras de arte de diferentes artistas, além de trazer o seu ponto de vista sobre determinada música ou livros. Faça com que essa atividade esteja na rotina de vocês, de modo que eles mesmos se interessem em buscar alternativas que possam contribuir para o desenvolvimento.

Os benefícios de visitar museus em casa de forma virtual

Agora que você já conhece a importância dos programas culturais em família, chegou o momento de entendermos sobre os benefícios de visitar museus pela internet.

Entreter a criança com conteúdos de qualidade

Devido aos decretos de distanciamento social publicados por governos municipais e estaduais, as aulas das escolas públicas e particulares estão suspensas por tempo indeterminado. Nesse sentido, as crianças estão sem contato físico com os seus colegas e professores.

Por isso, os pais precisam buscar materiais de qualidade para que possam entreter os pequenos, trazer diversão e, ao mesmo tempo, proporcionar a oportunidade de estudar de uma forma divertida.

Observar detalhes que passariam despercebidos em uma visita física

Em uma visita física, a ansiedade dos pequenos em conhecer o máximo de lugares possíveis em um único dia é difícil de controlar. Dessa forma, é possível que alguns detalhes passem despercebidos ou, até mesmo, há a dificuldade de interpretar determinadas obras.

No meio virtual, há a oportunidade de fazer pesquisas constantes enquanto navega pelo espaço, trazendo dados históricos e também curiosidades sobre o artista. Isso estimula o interesse pela própria pesquisa, descobertas, além de trazer mais possibilidades para melhorar a concentração infantil.

Conhecer museus do mundo todo

Não se deve deixar de lado a oportunidade de conhecer museus do mundo todo em uma única tarde, algo que seria impossível no meio físico. Ao explorar esses espaços, não se esqueça de também trazer informações sobre a cidade, dados interessantes sobre ela e outros pontos turísticos que podem ser visitados em outra ocasião.

Os principais museus para visitar em casa

Mas afinal, quais são os museus que podem ser visitados em casa? A seguir, selecionamos alguns dos principais. Veja!

Museu Britânico

Deseja conhecer junto aos pequenos um dos museus mais antigos do mundo? O Museu Britânico de Londres guarda famosas coleções de antiguidades, com mais de sete milhões de objetos expostos.

Criado no ano de 1753, conta com diferentes áreas, como o Grande Átrio, cujo teto de cristal guarda a sala de leitura da Biblioteca Britânica. Os objetos são organizados de acordo com a sua origem, uma vez que o museu mantém itens de todos os locais do globo.

Para uma visita física, é necessário que seja destinado um dia inteiro, uma vez que é bastante extenso e guarda muitos materiais que valem a pena conhecer. No âmbito virtual, também não tenha pressa. Explore todos os espaços e descubra novos mundos com os pequenos!

Louvre

Localizado em Paris, foi formado a partir das coleções da monarquia da França, bem como as espoliações ocorridas durante o Império Napoleônico. É no Louvre que temos a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre algumas das mais famosas obras mundiais, como a Monalisa, de Leonardo da Vinci, As bodas de Caná, de Veronese, além da escultura Venis de Milo, da Antiga Grécia.

Também é um museu bastante extenso, exigindo uma atenção especial para os seus diferentes ambientes. Dedique algumas horas para um passeio virtual completo, além de buscar informações dos principais artistas para trazer novos conhecimentos às crianças.

MASP

Não podemos deixar de destacar o Museu de Arte de São Paulo. Localizado na Avenida Paulista, é um dos principais pontos turísticos da cidade, sendo referência nacional para passeios culturais. Foi fundado no ano de 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand, sendo o primeiro museu moderno do país.

O MASP tem como missão ser inclusivo e plural. Nesse sentido, não podia ficar de fora para as visitas online nesse período desafiador, proporcionando a oportunidade de brasileiros das mais diversas localidades terem a chance de conhecer as suas obras e contar com a experiência de suas áreas.

Neste conteúdo, você pôde entender um pouco mais sobre a importância de apresentar programas culturais para os pequenos, além de descobrir como visitar museus em casa. Nesse período, busque diferentes alternativas para o entretenimento das crianças, focando aqueles que tragam uma rica experiência cultural e também o desenvolvimento de novos conhecimentos.

Gostou deste post e deseja conhecer outras atividades que podem ser feitas em casa para o entretenimento dos pequenos? Continue no blog e conheça alguns filmes britânicos para assistir e se divertir. Boa leitura!

Share