Tongue Twisters: como utilizar trava-línguas em inglês no aprendizado de seus filhos?

“Um limão, mil limões, um milhão de limões”. “Três pratos de trigo para três tigres tristes comerem”. Quem nunca ouviu esses famosos trava-línguas? Tais versos são um jogo de palavras que faz parte da literatura popular. O interessante é que isso não acontece somente na língua portuguesa, mas também em outros idiomas.

Neste artigo, você descobrirá como utilizar o trava-língua em inglês no aprendizado infantil. Antes, porém, confira a importância de estudar o idioma desde a infância. Continue conosco!

Qual é a importância de meu filho estudar inglês desde a infância?

Segundo pesquisadores estadunidenses, a capacidade de aprendizado de uma nova língua, até mesmo a parte gramatical, é mais forte até os 18 anos de idade. Mas, para se tornar de fato fluente, o processo de aprendizagem idealmente precisa começar antes dos 10 anos

Isso porque outros aspectos dificultam o aprendizado após os 18 anos, como as mudanças sociais, físicas e o próprio desenvolvimento cerebral. Sem contar que a partir dessa idade muitas pessoas entram no mercado de trabalho, o que gera falta de tempo, mas também oportunidades, entre outras. 

Mas qual a vantagem de uma criança aprender o inglês? Nos primeiros anos de vida, o corpo ainda está em formação, bem como o cérebro, o que faz com que esse órgão se desenvolva bem rápido. Um novo idioma estimula tal desenvolvimento, fazendo com que elas façam novas conexões, o que garante a melhor assimilação do que foi estudado. 

Quando têm contato com o inglês ainda pequenas, as crianças têm mais facilidade, por exemplo, em trocar a língua para se comunicar. Nas primeiras fases de vida, as pessoas absorvem todo tipo de conteúdo que lhes é passado, assim fica mais fácil elas chegarem à fluência. Mas não é só isso, existem outros benefícios que mostraremos a seguir!

Melhora no rendimento escolar 

Aprender inglês ainda na infância impacta outras as áreas de conhecimento, e não só a idiomática. Por existir um aumento da cognição e concentração, a criança tende a obter um melhor rendimento escolar também em outras áreas de conhecimento.

Diminui a timidez

Uma característica que muitos pais têm dificuldade de lidar na infância é com a timidez da criança. Dependendo do nível em que ela está, pode ser prejudicial à socialização e até mesmo interferir no aprendizado dela.

Quando o pequeno é exposto ao aprendizado de uma segunda língua, ele se sente mais empolgado com as descobertas, o que traz mais confiança para o seu dia a dia e o ajuda no desenvolvimento da conversação. 

Como facilitar o processo de aprender uma segunda língua?

Para garantir o aproveitamento de todas essas vantagens que apresentamos, é fundamental incentivar a criança e estimulá-la a ter contato com o idioma desde cedo, reservando um tempo de estudo.

Por essa razão, existem algumas técnicas que facilitam a absorção do conhecimento e tornam o processo mais fluido tanto para os pequenos quanto para os seus pais!

Músicas em inglês

A música tem forte presença na vida do ser humano. Desde os estilos diferentes até aquelas canções que expressam histórias do passado, o fato é que as pessoas têm uma ligação musical. As músicas também podem ajudar muito no processo de aprendizagem de um segundo idioma.

Quando está em contato com ela, a criança tem mais clareza ao percorrer o caminho da alfabetização. Além de auxiliar na aquisição do vocabulário, as canções ativam partes do cérebro que ajudam na memorização, tornando a fixação mais fácil.

O interessante é que essa ferramenta de aprendizagem também leva os pequenos a conhecerem verbos, gírias, novas expressões e, não menos importante, a pronúncia correta. Para garantir um aprendizado eficiente, é importante expor as crianças a músicas que lhes agradem e, se possível, apresentá-las junto de clipes, pois eles são importantes instrumentos na fixação visual.

Tongue twister

Lá no comecinho do artigo trouxemos alguns trava-línguas ou tongue twisters, como são conhecidos no inglês. Sabia que a prática dessa ferramenta de linguagem também é um importante aliado no desenvolvimento de um segundo idioma.

Justamente pelo fato de não serem fáceis de pronunciar é que elas fazem com que as crianças tenham que se esforçar o dobro para conseguir acertar a pronúncia, o que ajuda a treinar a dicção de fonemas da língua inglesa.

Além do mais, essa é uma forma divertida para os pequenos treinarem junto dos amigos. Os trava-línguas em inglês são uma maneira divertida de praticar alguns sons ao mesmo tempo, o que leva as crianças a se desafiarem para conseguir dizê-los com rapidez e por várias vezes seguidas.

O ideal é que elas comecem por aquelas expressões mais fáceis e pronunciem devagar cada palavra da frase e vão aumentando a velocidade aos poucos. Com isso, elas se familiarizam e conseguem aproveitar melhor a ferramenta no aprendizado do inglês.

Quais são os tongue twisters mais comuns?

Vamos conhecer os trava-línguas em inglês mais comuns, a seguir. Separamos por nível de dificuldade para que você possa incentivar os filhos!

Fácil

  • How much wood would a woodchuck chuck if a woodchuck could chuck wood?
  • Peter Piper picked a peck of pickled peppers. How many pickled peppers did Peter Piper pick?
  • Can you can a can as a canner can can a can?
  • I scream, you scream, we all scream, for ice cream!
  • I saw Susie sitting in a shoe shine shop.

Médio

  • Give papa a cup of proper coffe in a copper coffe cup.
  • A loyal warrior will rarely worry why we rule.
  • A sailor went to sea to see what he could see.
  • A noisy noise annoys an oyster.
  • Shy Shelly says she shall sew sheets.

Difícil

  • A tiny tiger tied her tie tighter to tidy her tiny tail.
  • The sixth sick Sikh’s sixth sheep’s sick.
  • Which witch switched the Swiss wristwatches?
  • Drew Dodd’s dad’s dog’s dead.

Todas essas ferramentas que apresentamos têm a capacidade de auxiliar o processo de aprendizagem da criança. É muito importante que o aprendizado seja leve e prazeroso para as crianças. Principalmente nessa quarentena, os pais podem acompanhar os estudos das crianças mais de perto e influenciá-las a aprender inglês brincando.

Depois dos trava-línguas em inglês, que tal conhecer outras maneiras divertidas de aprender o idioma?

Share