Como ajudar seus filhos a expressarem sentimentos em inglês?

Você sabia que expressar sentimentos em inglês é essencial para ter um aprendizado eficiente do idioma? Ensinar o vocabulário sobre as emoções é muito mais do que transmitir os conhecimentos da língua estrangeira; é também uma maneira de incentivar as crianças a desenvolverem a inteligência emocional.

Isso também evita que o ensino seja mecânico, contribuindo para quebrar possíveis barreiras que o seu filho tem com a língua inglesa. Assim, será possível aprender de maneira mais divertida e prazerosa, sendo uma motivação a mais para o aperfeiçoamento dos estudos.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para que você saiba como incentivar o seu filho a expressar os sentimentos em inglês da melhor forma. Confira a seguir!

Quais são os principais sentimentos em inglês

Conhecer os principais sentimentos que podem ser expressados em inglês é o primeiro passo para poder avaliar o aprendizado dos filhos. Assim, expressões relacionadas às emoções, como cansaço, arrependimento, culpa, medo, calma, preocupação, raiva, amor, entre outros, podem ser inseridas no vocabulário de estudo para que o aluno tenha mais facilidade para pensar em inglês.

Isso também é fundamental para melhorar a capacidade de escrita e assimilação de palavras no idioma, pois é por meio da identificação dos sentimentos que o seu filho consegue entender o que está sendo transmitido. Além disso, as emoções incentivam a interação e a ação, sendo uma competência muito importante para o processo de desenvolvimento saudável e integral das crianças.

Por isso, os pais devem procurar estimular desde cedo os pequenos a falarem o que sentem e pensam, e propor atividades para que possam ter um espaço de expressão de sua individualidade. Com o correto acompanhamento, é possível atingir melhores níveis de aprendizagem e ter resultados ainda mais rápidos no estudo da língua inglesa.

Como ajudar os filhos a expressar sentimentos em inglês

O primeiro passo para incentivar as crianças a expressarem seus sentimentos no idioma é incorporar o inglês no dia a dia, tanto em casa quanto na escola. Com isso, é possível contribuir para a imersão cultural no aprendizado e ajudar os pequenos a conhecerem novas palavras e termos. Além de aumentar o vocabulário, será possível ter uma melhora significativa na memorização e fixação dos conteúdos.

Para começar, você pode apresentar filmes, séries e músicas na língua e pedir para que o seu filho busque pelo significado das expressões que mais se destacam. Isso também é importante para dar autonomia ao processo de aprendizagem, uma vez que o aluno acaba tendo que se dedicar de forma redobrada para cumprir com a tarefa sozinho. 

A família deve oferecer apoio sempre que possível, e os pais podem se disponibilizar para tirar dúvidas e auxiliar na pronúncia das palavras em inglês. O ideal, portanto, é fazer com que o processo ocorra sem cobranças, permitindo que o aprendizado da nova língua seja lúdico e ocorra naturalmente.

Veja, a seguir, outras dicas para ajudar o seu filho a expressar sentimentos em inglês da melhor forma.

Incentive a expressão facial

Por meio das expressões faciais é possível representar uma série de emoções e sentimentos, como raiva, tristeza, alegria, surpresa, entre outros. Quando a abordagem é aplicada no aprendizado, fica mais simples avaliar se o aluno está ou não avançando nos estudos do inglês. 

Além disso, as expressões faciais oferecem evidências sobre o nível de entendimento e assimilação das palavras no idioma. Com isso, os pais devem sempre incentivar a prática em casa com os filhos, até mesmo para que eles se sintam mais confortáveis para treinar a pronúncia dos termos.

Ensine a pronúncia correta

A pronúncia correta das palavras é uma habilidade fundamental que deve ser estimulada desde cedo. Isso até porque, além do ritmo e sonoridade das frases, a criança também consegue desenvolver uma melhor conversação, tendo menos dificuldade para compreender as frases em um diálogo.

Sendo assim, é imprescindível deixar bem claro para o seu filho a importância desse aspecto para o seu processo de aprendizagem. Sempre que possível, peça para ele apresentar as últimas palavras e expressões que aprendeu e, caso note que precisa melhorar a pronúncia em determinado termo, incentive-o a treinar mais.

Crie um diário de emoções em inglês

Outra dica interessante é sugerir ao seu filho que ele tenha um diário para escrever sobre as suas emoções. Com tudo descrito em inglês, as palavras e seus significados serão fixados mais facilmente. Para estimular a criança, dê um diário de presente e peça para que ela anote seus sentimentos no caderno sempre que tiver vontade de se expressar sobre algo.

Também é recomendável que o diário tenha folhas em branco para que o aluno possa desenhar as diferentes expressões faciais. Essa é uma excelente forma de desenvolver habilidades socioemocionais desde cedo e de exercitar a memorização do vocabulário de emoções de forma eficiente.

Crie o hábito de conversar sobre sentimentos em inglês

Assim como aprendem a falar, a comer e a andar, os pequenos também aprendem a interpretar as emoções que vivenciam. Nesse caso, os adultos podem auxiliar na alfabetização emocional dos filhos e criar o hábito de conversar sobre os sentimentos em inglês.

No entanto, os pais precisam participar ativamente da atividade e assumir uma postura disciplinar positiva. Essa é uma maneira de se aproximar da criança e educar sobre formas mais saudáveis de lidar com as emoções.

Aqui na Cultura Inglesa, trabalhamos com as crianças por meio de atividades lúdicas que ajudam a desenvolver a fala, a escrita, a leitura e a compreensão oral em inglês. Nossa escola tem uma abordagem que incentiva continuamente a aprendizagem desde o nível inicial do inglês, permitindo que os pequenos desenvolvam o idioma de maneira divertida e prazerosa.

Trabalhar os sentimentos em inglês com o seu filho é fundamental para que ele se sinta mais motivado e incentivado a se dedicar ainda mais aos estudos. Lembre-se de que é muito importante manter um acompanhamento pedagógico com o pequeno para que ele se sinta apoiado e possa apresentar melhores resultados no idioma.

Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e fique por dentro dos diferenciais dos cursos oferecidos pela Cultura Inglesa!

Share