Passo a passo para organizar sua rotina de estudos em casa

A pandemia da Covid-19 mudou o nosso dia a dia. E as consequências foram o isolamento social, o home office e o fechamento de diversos estabelecimentos, sobretudo as instituições de ensino. Hoje, estudantes lidam com um novo desafio: estudar online e, ainda, estabelecer uma rotina de estudos eficiente durante um momento delicado para o mundo inteiro.

Sabemos que manter o foco nos estudos durante essa época não é uma tarefa simples. Mas a boa notícia é que, por meio de um planejamento sólido, é possível estabelecer uma rotina de estudos eficiente e proveitosa. Quer saber como? Então, confira este post até o final!

Qual é a importância de construir uma rotina de estudos eficiente?

A rotina de estudos é fundamental para ajudar você a manter o foco, ampliar sua capacidade de concentração e, ainda, potencializar sua produtividade e desempenho. Com um planejamento equilibrado e de acordo com suas necessidades, é possível alcançar seus objetivos, garantir melhores resultados e, de quebra, ter tempo para o lazer e descanso. Bom, não é mesmo?

Qual é o passo a passo ideal de uma rotina de estudos?

Elaborar uma rotina de estudos não precisa ser nem um pouco complicado. Na verdade, o processo é mais simples do que parece. Veja abaixo um passo a passo para começar!

Considere os seus horários e compromissos

Falamos acima sobre a importância de criar uma rotina de estudos de acordo com suas necessidades. Considerando isso, o primeiro passo é avaliar o seu cotidiano atualmente, levando em conta outras tarefas que precisa cumprir, mesmo em tempos de quarentena. Isso vai ajudar você a se dar bem nas próximas etapas, afinal, entenderá quanto tempo dispõe para se dedicar ao aprendizado.

Estabeleça objetivos

Aqui, a tarefa é bem simples: o segundo passo é estabelecer objetivos. É preciso pensar sobre aquilo que você quer alcançar com seus estudos, seja em curto, médio ou longo prazo. Essa atitude é importante para definir seu cronograma de atividades.

Então, avalie o que é importante para você. Pense em objetivos como:

Determine um cronograma de atividades

Após pensar sobre seus objetivos, é o momento de determinar um cronograma de atividades. Para esse momento, recomendamos que anote tarefas e respectivos horários em uma agenda. Papel e caneta é sempre uma boa pedida, mas contar com a tecnologia também vai ajudar você bastante a manter a rotina de estudos eficiente.

Existem diversos aplicativos e recursos, gratuitos ou não, que atenderão suas necessidades! A vantagem de investir em um recurso tecnológico é criar lembretes para os momentos de estudos. Isso, com certeza, deixará seu dia a dia mais organizado.

Ao estabelecer um cronograma de atividades, é importante considerar horários de sono, alimentação e, ainda, descanso, além das demais atividades que você realiza. Afinal, o cérebro precisa descansar para entregar o seu maior potencial. Então, reconheça seus limites. Estudar por horas a fio, todos os dias, prejudica sua performance e gera desgastes.

Tenha (e cumpra) regras

Essa etapa é essencial! Para que a sua rotina de estudos seja realmente proveitosa, você precisa criar e cumprir algumas regras. Por exemplo, não adianta estudar com o celular ao lado, checando a cada cinco minutos as suas redes sociais.

Isso prejudica a sua capacidade de concentração, afetando consideravelmente o rendimento. Nesse caso, a regra seria a de silenciar as notificações do seu celular e não utilizá-lo enquanto estuda.

É interessante criar uma espécie de sistema de recompensação para não tornar a rotina de estudos cansativa. A cada três horas de estudo, por exemplo, você pode assistir a um episódio da sua série favorita ou jogar aquele videogame que gosta tanto. O que acha?

Separe um local próprio e exclusivo para estudar

Preparar um cantinho só para seus estudos é uma ótima pedida. Então, sugerimos que escolha um local limpo, arejado e bem organizado para colocar a sua rotina de estudos em ação. É importante, também, que esse espaço seja tranquilo, longe de distrações e movimentações.

Pense nele como uma espécie de santuário do aprendizado. Você precisa se sentir à vontade e confortável nesse cantinho, sabe? Isso não quer dizer que deve estudar deitado, não. Aliás, estudar na cama não é indicado, porque o cérebro entende que é hora de descansar e acaba se distraindo, inevitavelmente.

Tenha materiais de estudo à disposição

Uma boa dica para evitar distrações é ter todos os seus materiais didáticos à mão, bem perto de você. Enquanto prepara o ambiente de estudos, é fundamental se certificar de ter um espaço em sua mesa para esses conteúdos que vai consultar.

Parece bobagem, mas essa simples atitude evitará que fique se levantando diversas vezes enquanto está estudando. Com isso, a linha de raciocínio não será quebrada e você conseguirá manter o foco naquilo que está fazendo.

Construa um hábito diário

A rotina de estudos exige persistência. Assim, é preciso, todos os dias, construir esse hábito aos poucos. Comece devagar, mas comece! Mesmo sendo por um período reduzido, insista no seu planejamento. Seja flexível, quando necessário, e faça adaptações quando for possível. O importante é não desistir, tudo bem?

Crie métodos de estudos

Existem várias técnicas que ajudam você a se concentrar e potencializar o seu aprendizado. Fazer anotações, trocar informações com outros estudantes e explicar um determinado conteúdo para um familiar são algumas delas.

Mantenha a saúde mental em dia

Por fim, não esqueça de cuidar de você. Falamos sobre respeitar seus limites, lembra? Assim, é preciso cuidar da saúde mental, aproveitar momentos de descanso, dormir ao menos oito horas por dia e recarregar as energias. Ademais, mantenha uma boa alimentação e faça exercícios regularmente a fim de manter a disposição.

Pronto, você já conhece um passo a passo prático para organizar sua rotina de estudos em casa! Viu como é possível aumentar a produtividade com um simples planejamento? O momento em que vivemos é complicado e cheio de incertezas, portanto, investir nos estudos é o caminho para manter a mente ativa e continuar aprendendo.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, chegou o momento de planejar uma rotina de estudos eficiente com o nosso Guia Prático: como aprender inglês definitivamente!

Share