Dê o play em 10 podcasts para praticar inglês

As mídias digitais fornecem grandes facilidades no acesso à informação. Nesse sentido, os podcasts para aprender inglês surgem como uma possibilidade de ampliar os conhecimentos no idioma.

Essa ferramenta é uma mídia de áudio que permite escutar programas de assuntos de sua preferência, a qualquer momento e em qualquer lugar. Os podcasts foram criados com o objetivo de compartilhar conteúdos de temas variados com o público, como cinema, esporte, literatura, entre outros. As gravações podem ser disponibilizadas em aplicativos ou pela internet.

Devido à sua praticidade e multiplicidade de temas, utilizar os podcasts para praticar inglês é uma ótima alternativa para quem quer aprimorar a habilidade de listening na língua. Continue a leitura e conheça as melhores opções!

Por que utilizar podcasts para praticar inglês?

É comum ter dificuldades em ouvir e entender o que as pessoas falam em inglês. Se esse é o seu caso, é importante praticar ao máximo a habilidade de audição ao aprender um novo idioma.

Ao contrário dos vídeos, nos quais conseguimos correlacionar as imagens e gestos ao que está sendo falado, nos áudios temos contato apenas com a voz do locutor. Assim, usar podcasts para praticar inglês estimula a escuta e permite desenvolver a compreensão de sotaques variados.

Essa ação acelera o aprendizado do idioma. Afinal, os podcasts ajudam a prestar atenção ao que está sendo dito para que haja entendimento. Para aproveitar ainda mais a ferramenta, o ideal é que você siga os passos a seguir:

  • escolher podcasts de acordo com o seu nível de compreensão;
  • buscar temas do seu interesse;
  • escutar os áudios sempre que puder;
  • tentar entender as conversas em um contexto geral.

Confira nossas indicações e treine o seu listening

1. The English We Speak

Desenvolvido pela BBC, esse podcast tem curta duração — cerca de 3 minutos — e cada episódio apresenta uma expressão idiomática muito famosa no idioma. Os assuntos são tratados por meio de uma conversa entre duas pessoas, o que deixa o aprendizado mais natural.

O podcast pode ser ouvido por pessoas que estão no nível intermediário e avançado. Os exemplos são concretos e permitem aprender muitas palavras novas.

2. LearnEnglish

LearnEnglish é o podcast ideal para quem está no nível iniciante. Os episódios são baseados em debates e tratam de vocabulários e situações do dia a dia. É possível escolher entre diversos temas.

O site é fácil de usar e, além de ouvir os podcasts, você pode fazer uma atividade simples no final para treinar os seus conhecimentos.

3. NPR

A National Public Radio (NPR) é uma rádio americana que disponibiliza podcasts sobre variados temas. Você pode ouvir sobre áreas como tecnologia, política, culturas, negócios e outros, o que se torna uma excelente oportunidade de entretenimento aliado à aprendizagem.

Os programas têm um vasto repertório de vocabulário, com palavras bem enunciadas. Essa opção é ideal para quem está no nível intermediário ou avançado do inglês.

4. This American Life

Esse podcast é muito popular nos Estados Unidos e tem um programa de rádio com o mesmo nome. Cada episódio tem um tema e conta a história de pessoas reais. Em alguns casos, americanos são entrevistados para falar sobre determinados assuntos.

Alguns casos são surpreendentes, enquanto outros são engraçados, emocionantes ou cotidianos. Quem está no nível intermediário poderá conhecer sotaques diferentes e praticar o listening com cada um deles.

5. English as a Second Language

Criado por um professor de linguística da Califórnia, esse podcast é uma boa opção para quem está no nível intermediário. A grande vantagem é que a fala é lenta, as palavras são bem articuladas e os termos mais complicados são explicados. Dessa forma, você vai conseguir ampliar seu conhecimento de forma simples e didática.

6. Voice of America

Voice of America é uma forma de praticar inglês enquanto acompanha assuntos interessantes e atuais. As histórias são narradas mais lentamente do que a velocidade comum, por isso, é um ótimo podcast para quem está no nível iniciante.

Em geral, os episódios discutem cultura pop nos Estados Unidos. No entanto, é possível encontrar assuntos relacionados à história, ciência e até mesmo à gramática.

7. 6 Minutes English

Outra opção da BBC, esse podcast tem episódios com duração de cerca de 6 minutos e trata de novos vocabulários. Existem inúmeros áudios disponíveis, por isso, é uma boa opção tanto para quem está começando a estudar quanto para quem já está no nível avançado.

Você pode escolher entre temas que abordam assuntos interessantes e curiosos. Por ter muita variedade, é possível encontrar algo que desperte o seu interesse.

8. Stuff to Blow Your Mind

Se você se interessa por ciência e está no nível avançado, não pode deixar de conferir esse podcast. O objetivo dos apresentadores é explorar os limites do conhecimento humano em ciência, filosofia e tecnologia.

O programa trata de assuntos referentes aos avanços médicos, novas tecnologias e mistérios cósmicos. É uma excelente oportunidade de incluir no seu vocabulário termos científicos.

9. Podcasts in English

Podcasts in English apresenta uma variedade de assuntos separados em níveis para que todos possam aprender e avançar. A plataforma também oferece materiais de apoio úteis, como atividades e transcrições.

Se você precisa treinar seu inglês para negócios, por exemplo, é possível encontrar podcasts que atendam às suas necessidades facilmente. Por isso, vale a pena conferir!

10. Comedy Bang Bang: The Podcast

Esse podcast mistura brincadeiras engraçadas com músicas e apresentações de comédia. Cada episódio semanal apresenta entrevistas com convidados, jogos, esboços, personagens, improvisações e celebridades. Tudo isso para garantir muitas risadas e diversão!

O ritmo é rápido, mas fácil de seguir. Por isso, o ideal é que você já esteja no nível avançado. Por ter muitos personagens, é possível ouvir diversos sotaques e dialetos diferentes.

Lembre-se de que quanto mais você escutar, mais aprenderá. Afinal, os podcasts para praticar inglês permitem que você ouça o mesmo áudio várias vezes para conhecer novas expressões. Por isso, não deixe de se esforçar para entender o que foi dito e não desista até que tudo esteja claro.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de compartilhar este post nas suas redes sociais e ajude seus amigos a aprender inglês de forma simples e divertida!

Share