Confira 6 melhores hacks para organização do tempo

Se você tem a sensação de que o relógio anda cada vez mais rápido, talvez seja a hora de aprender a fazer a organização do tempo. Desse modo, você consegue gerir melhor seus compromissos, aumentando sua produtividade.

Mas como otimizar as atividades para conseguir dar conta de tudo? Como estabelecer uma rotina saudável de modo que você não se sinta pressionado e atropelado por suas tarefas?

Se você busca a resposta para essas perguntas, veio ao lugar certo. Vamos apresentar os 6 melhores hacks para você administrar seu tempo com eficiência e destacar como a tecnologia pode dar uma forcinha nessa questão!

Importância da organização do tempo

Passamos a maior parte do dia dedicados ao trabalho, certo? Temos diversas obrigações a cumprir, leituras e cursos para realizar: tudo visando nosso crescimento profissional. Diante disso, as 24h do dia parecem não ser suficientes, o que pode afetar a produtividade, causar tensão e muito estresse.

Contudo, para termos qualidade de vida, é fundamental que a rotina de trabalho seja prazerosa. Para isso, o caminho é focar na organização do tempo para que você consiga fazer todas as suas tarefas da melhor forma possível e sem perder prazos.

6 hacks para fazer a gestão de tempo

É importante se planejar e seguir algumas dicas como as que vamos apresentar abaixo para gerir melhor as horas do seu dia e, assim, otimizar o trabalho. Acompanhe!

1. Defina dias de foco por tipo de tarefa

Você desanima só de pensar em todas as atividades que precisam ser realizadas na semana? Que tal determinar dias de foco para cada tipo de tarefa? Na segunda-feira pela manhã, por exemplo, você pode adotar o hábito de organizar a sua agenda, estipulando os compromissos para cada dia.

Com isso, você dá conta de todas as obrigações de forma mais tranquila. A rotina pode ser ordenada da seguinte maneira: na segunda-feira, você se dedica a novos projetos, por exemplo; na terça, às pendências com clientes; na quarta, à parte de compras e assim por diante.

Defina os tipos de tarefas de acordo com o seu trabalho e estabeleça essa forma de organização em seu dia a dia.

2. Crie uma rotina de alinhamento semanal da equipe

Para que as atividades fluam melhor, um dos hacks de organização de tempo é criar uma rotina de alinhamento semanal com seu time. Faça reuniões semanais, delegando e distribuindo as tarefas com a equipe para que cada um saiba o que precisa fazer e em qual prazo, evitando desentendimentos ou retrabalho.

Porém, como sabemos que reuniões podem roubar muito tempo com conversas paralelas, determine que somente esse alinhamento estará na pauta.

3. Liste as atividades no final do dia

Muita gente perde minutos preciosos do dia simplesmente listando o que é preciso fazer. Então, a dica é determinar as atividades do próximo dia na véspera, utilizando alguns minutinhos no final do expediente. Com isso, você consegue estipular as prioridades e organizar a agenda com mais calma.

No dia seguinte, já chegará pronto para executar as tarefas, o que vai aumentar sua produtividade. Se preferir, faça um planejamento da semana toda no domingo à noite com a mente mais descansada.

4. Comece pelas tarefas mais difíceis

Um hack de organização do tempo é iniciar seu dia pelas tarefas mais complicadas, pois são as que vão exigir mais de você. Assim que finalizá-las, você consegue ficar mais tranquilo e motivado para dar sequências às atividades, o que vai melhorar seu rendimento.

No final da jornada, momento em que está mais cansado, só restam os assuntos mais simples e rápidos de resolver.

5. Estipule metas

Para muitas pessoas, é difícil ser eficiente na organização do tempo por conta da procrastinação e das distrações. É aquela história de dar uma checada no celular antes de começar qualquer tarefa ou perder alguns minutos para conversar.

Para não cair nesse erro, proponha um desafio diário com a criação de metas. Você pode estipular que precisa definir um número x de etapas de um projeto e estudar determinados tópicos do livro de inglês para conquistar o sonho de ser bilíngue, por exemplo.

É natural do ser humano querer vencer, por isso esse hack pode ser o motivador que faltava para você administrar melhor as horas do seu dia.

6. Arrume seu espaço

Muitos profissionais não dão atenção para o espaço onde trabalham, mas um ambiente bagunçado também dificulta fazer uma gestão do tempo eficiente. Organize o seu cantinho profissional de forma que atenda melhor às suas demandas. Pastas, gavetas e armários ordenados vão fazer a diferença no seu dia.

Ter sempre à mão todos os materiais necessários é uma maneira de otimizar suas tarefas.

Tecnologia como aliada

A tecnologia, quando bem utilizada, também é um importante hack de organização do tempo. Existem agendas digitais e uma série de aplicativos que vão trazer ganhos ao seu rendimento.

No entanto, é preciso utilizar esses dispositivos com inteligência, ou seja, aproveitar somente aqueles que se encaixam em suas demandas. Não é porque seu amigo se dá bem com um determinado app que ele será o melhor para você.

Para saber qual tecnologia é a mais adequada, não tem segredo: realize um período de testes. Pode ser por dez ou quinze dias. Se você concluir que o recurso está ajudando a organizar o tempo comece a utilizá-lo.

Falando em tecnologia, sabemos que é difícil ficar longe das redes sociais e aplicativos de mensagens. Mas caso esse uso não seja relacionado ao trabalho, a dica é estipular horários para checar as atualizações dessas plataformas. Isso porque elas tomam um tempo considerável da sua rotina e podem, inclusive, prejudicar a concentração na hora de retomar suas tarefas.

Está esperando o quê para colocar em prática esses hacks de organização do tempo? Comece a planejar sua agenda e descubra como você pode ser mais produtivo e ainda ganhar qualidade de vida nos momentos de trabalho!

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