Networking Virtual: 8 boas práticas para construir sua rede de relacionamentos

Saber investir em uma boa rede de relacionamentos é, atualmente, um aspecto essencial para atingir evolução profissional. O networking virtual, por exemplo, é uma ferramenta eficaz para impulsionar o contato com pessoas da mesma área de atuação e ter acesso a diferentes oportunidades no mercado de trabalho.

Ele também auxilia o indivíduo a superar alguns fatores da personalidade que podem interferir na boa comunicação, como a insegurança e a timidez. Por isso, fazer o networking adequadamente é fundamental para superar os bloqueios e ter ainda mais chances de sucesso na empreitada.

Pensando nisso, neste post, falaremos sobre a importância de construir uma rede de relacionamentos, além de apresentar 8 boas práticas para fazer o networking virtual da melhor forma. Confira a seguir!

Qual a importância de construir uma rede de relacionamentos online?

Desenvolver um bom networking virtual pode aumentar as oportunidades de sucesso profissional, permitindo que os indivíduos façam novos contatos e criem projetos totalmente inovadores. Por meio da convivência com pessoas com propósitos e objetivos similares, é possível criar uma rede de troca de informações e conhecimentos rica e valiosa.

Ou seja, a técnica funciona como uma via de mão dupla, em que a comunicação deve ocorrer de forma natural e mútua. Quem deseja trabalhar em startup ou em empresas onde a indicação é um ponto forte na conquista de uma vaga de emprego, deve ter como prioridade desenvolver as habilidades que um bom networking requer.

O que muitas pessoas não sabem é que a presença digital pode aumentar as possibilidades em relação ao formato de seleção presencial. Criar uma rede de relacionamentos online, por exemplo, é fundamental para fortalecer a sua atuação no mercado, pois os seus contatos conhecerão suas maiores competências e diferenciais.

Quais são as melhores práticas para ativar o networking virtual?

Para começar a desenvolver as habilidades de networking e fazer a sua rede crescer, é necessário ter em mente que mesmo que você se empenhe desde o início, os resultados virão com o tempo. Por isso, é essencial que você se dedique e mantenha ações constantes para reforçar a qualidade dos seus contatos.

Quanto mais ativamente você se relacionar com as pessoas, maior a chance de atingir os seus objetivos. Portanto, busque se manter sempre atualizado das tendências do seu setor de atuação para dominar os assuntos mais relevantes, pois assim você criará uma percepção positiva no momento de conversar com os profissionais.

Para ajudar você nessa tarefa, confira a seguir 8 práticas para aprender como construir uma rede de relacionamentos virtual de qualidade.

1. Planeje sua presença digital

A presença digital é uma maneira eficiente de se posicionar e de se mostrar relevante e confiável no mercado. Com isso, o meio digital é o espaço onde o profissional deve desenvolver e direcionar a sua comunicação para alcançar o público certo.

Isso pode ser feito com a ajuda de estratégias para a criação de conteúdos atrativos e interessantes para a apresentação do seu empreendimento ou negócio.

2. Mantenha-se ativo nas redes sociais

Manter-se ativo nas redes sociais também é fundamental para melhorar a sua rede de relacionamentos virtual, até mesmo, porque você pode criar uma postura mais tática e discutir assuntos de interesse da sua área de atuação e dos colegas de profissão.

As redes sociais ainda permitem que você tenha maior visibilidade e seja notado mais facilmente por empresas, recrutadores e clientes em potencial, o que aumenta significativamente as chances de conquistar presença entre os contatos.

3. Participe de eventos online

Participar de eventos online é uma ótima forma de promover o seu networking e obter maior alcance entre as pessoas do seu setor. Isso porque os momentos de interação entre os participantes do evento possibilita o início de conversas e a troca de contatos valiosos para a sua trajetória profissional.

Com isso, você ainda tem a chance de se conectar à rede de relacionamentos da sua área e ter maior facilidade para ser indicado para uma boa oportunidade de trabalho em projetos relacionados à sua carreira.

4. Seja útil para seus contatos

Outro ponto vital para desenvolver um bom networking virtual é ser um influenciador para os seus contatos. Um bom exemplo é enviar constantemente conteúdos relevantes para os seus contatos com informações úteis para a trajetória profissional deles. Certamente, isso fará com que as pessoas se lembrem de você, permitindo que aumente a sua visibilidade e presença digital.

5. Mantenha-se atualizado

O conhecimento é bastante valorizado no mercado e, quando se trata de manter o seu networking ativo, se manter atualizado é vital para o seu sucesso. Portanto, leia, informe-se e procure pelas tendências da sua área de atuação para ficar por dentro de tudo o que ocorre no seu setor.

Com isso, você pode filtrar os conteúdos mais ricos e os compartilhar nas redes sociais para que as pessoas vejam as iniciativas e ideias que você valoriza e apoia.

6. Troque experiências

Atualmente, diante da facilidade de compartilhar informações e ideias com diferentes pessoas, a troca de experiências representa uma estratégia importante para conhecer novos contatos. O mais indicado, portanto, é participar ativamente de eventos e fóruns de discussão, e fazer videoconferência com os colegas de profissão para saber o que eles estão fazendo de interessante para alavancar a vida profissional.

7. Demonstre interesse

É fundamental estar sempre presente e demonstrar interesse constantemente para fortalecer a sua rede de relacionamentos e intensificar o seu networking virtual.

Essa dica é muito importante para construir relações genuínas, pois mostra às pessoas que você se importa com elas de alguma forma. Desse modo, você não corre o risco de ser inconveniente ou parecer alguém que só surge quando precisa de ajuda em algo.

8. Faça Marketing de Indicação

Por fim, investir no Marketing de Indicação é uma maneira eficiente para cultivar seus contatos e manter a sua rede sempre atualizada e engajada.

Além disso, a indicação permite que você seja mais generoso e empático com as pessoas, possibilitando a criação de laços que podem se tornar parcerias importantes para o seu empreendimento.

Você deve ter em mente que um bom networking virtual só acontece quando você prioriza a humanização em seus contatos. Assim, contando com uma rede de relacionamentos de qualidade, você criará relações profissionais relevantes, tendo ainda mais chances de conquistar diferencial e evolução na carreira.

Gostou do conteúdo? Veja também o webinar exclusivo que preparamos com dicas sobre como estudar em casa da melhor forma!

Share