7 opções de jogos de tabuleiro para o seu filho aprender inglês!

Você conhece os principais benefícios dos jogos de tabuleiros para os pequenos? Entre as muitas vantagens, além de divertirem e entreterem, esses jogos favorecem o desenvolvimento cognitivo e social das crianças, aumentam a concentração e o foco e ajudam no aprendizado do inglês.

Saiba que contar com jogos de tabuleiro para aprender inglês é uma boa estratégia para manter seu filho interessado em praticar o idioma, especialmente se ele sente insegurança ao se expressar em uma segunda língua.

Se o assunto desperta seu interesse, continue a leitura deste post até o final. A seguir, falaremos por que é importante investir no ensino lúdico na infância. Além disso, você conhecerá sete jogos de tabuleiro para aprender inglês. Boa leitura!

Entenda a importância do ensino lúdico

Desde cedo, crianças descobrem o mundo brincando. Elas exploram, correm, pulam, se escondem e constroem novos e diferentes sentidos para compreender suas próprias existências. A brincadeira faz parte do dia a dia dos pequenos, por isso funciona perfeitamente como um recurso valioso para que eles possam assimilar qualquer tipo de conteúdo.

Por meio de atividades lúdicas, como caça ao tesouro, teatro de fantoches ou jogos de mímica, as crianças podem relaxar, se divertir e aprender enquanto estão brincando. É durante a brincadeira que elas experimentam e exploram diferentes possibilidades, criam, imitam, imaginam e, enfim, se desenvolvem.

Ficou claro o por que a utilização de jogos de tabuleiro para aprender inglês é um recurso vantajoso aos pequenos? Essa estratégia é, ainda, especialmente proveitosa para crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem na língua.

Veja como os jogos de tabuleiro ajudam nesse processo

Como mencionamos, os jogos de tabuleiro trazem muitos benefícios às crianças e contribuem bastante para o aprendizado de um novo idioma. Você sabia que por meio desse passatempo é possível treinar as quatro principais habilidades do inglês — listening, writing, speaking e reading?

Enquanto joga, seu filho exercitará a conversação de maneira natural, aprenderá conteúdos essenciais, como as expressões idiomáticas, e aperfeiçoará o vocabulário na língua inglesa. Bom, não é mesmo? E além de tudo isso, poderá aprender brincando ao lado da família ou amigos.

Isso porque os jogos de tabuleiro promovem a interação social e contribuem para o estreitamento dos laços familiares. Essa é uma oportunidade incrível para se tornar ainda mais próxima do pequeno, compartilhando gostos e momentos de muita diversão e aprendizado.

Confira 7 jogos de tabuleiro para aprender inglês

Entendeu por que os jogos de tabuleiro contribuem para o aprendizado do inglês? Como pôde ler, o passatempo promove relaxamento, divertimento e muito conhecimento para as crianças. Sabendo disso, o que acha de incrementar as reuniões familiares com uma divertida sessão de jogos?

Separamos, abaixo, sete jogos de tabuleiro para aprender inglês com os pequenos e toda a família. Veja agora mesmo!

1. Bananagrams

O Bananagrams é um jogo clássico, fácil e rápido, que se parece bastante com as palavras cruzadas. No começo da partida, os jogadores recebem peças com letras aleatórias; e o primeiro jogador a utilizar todas as suas peças, formando palavras diferentes no tabuleiro, vence.

Por meio desse jogo, os pequenos expandem o vocabulário, pois têm a chance de praticar as quatro principais habilidades do inglês. Outra vantagem desse game é que ele pode ser curtido por pessoas com diferentes níveis de conhecimento na língua inglesa.

2. Boggle

O Boggle é mais um jogo clássico e perfeito para a família. Basicamente, o objetivo do game é localizar o máximo de palavras possíveis em um quadro antes que o tempo acabe. A mecânica é bem simples e divertida, ideal para desenvolver a criatividade das crianças e, ainda, turbinar o vocabulário no inglês.

3. Rewordable

O Rewordable é uma ótima opção para expandir o vocabulário na língua inglesa. O objetivo é formar palavras em inglês com cartas, que somam 120. As combinações são variadas e é possível, além de criar as suas próprias palavras, “roubar” ou construir palavras dos oponentes.

4. Dixit

Se o seu filho gosta de jogos de adivinhação, vai adorar Dixit! Nesse game, todos os jogadores recebem cartas no início da partida e, a cada rodada, um jogador assume o papel de narrador e deve selecionar uma de suas cartas.

Ao observar a imagem, esse jogador deve dar uma dica do desenho para que os demais descubram o que é. Bom para treinar a conversação em inglês, não é mesmo?

5. Pictionary

O Pictionary vai render boas gargalhadas com a família e a criançada. Nesse jogo, conhecido por aqui como Imagem e Ação, os participantes precisam adivinhar palavras por meio de desenhos ou mímicas. Em português, o game já é divertido, imagina em inglês!

6. The Game of Life

A edição em inglês do famoso Jogo da Vida é ideal para expandir o vocabulário na língua inglesa e aprender palavras essenciais para o cotidiano. Em The Game of Life, as crianças avançam no tabuleiro em um carrinho enquanto vivenciam diversas etapas e desafios da vida, como concluir uma faculdade, adotar um cachorro, ter filhos e se casar.

7. Clue

Em Clue, ou Detetive aqui no Brasil, os jogadores devem desvendar um assassinato em uma mansão misteriosa, com diversos personagens, cômodos, objetos, etc. A versão em inglês desse jogo de tabuleiro ajudará o pequeno a encorpar o vocabulário em inglês e, ainda, revisar e relembrar palavras importantes.

Essas foram as nossas sete dicas de jogos de tabuleiro para aprender inglês. Como pôde conferir, esse passatempo é perfeito não só para deixar os pequenos longe das telas, mas também para complementar o aprendizado de uma segunda língua de maneira interativa e prazerosa. Agora que você já sabe mais sobre o assunto, que tal começar a introduzir esses jogos na rotina de estudos do seu filho e da família?

Então, nosso post foi útil para você? Aproveite e compartilhar este texto em suas redes sociais! Mostre aos seus amigos e a outros pais as vantagens dos jogos de tabuleiro para o aprendizado do inglês das crianças.

Share