Indicamos 9 melhores animações para assistir com os pequenos

Já reparou que existem filmes que encantam a todas as idades? As animações são um bom exemplo disso. Os personagens e suas aventuras são capazes de unir a família e render boas risadas, tanto nas férias quanto nos finais de semana.

Ao assistir a esses filmes em família, vocês têm um passatempo de qualidade que podem se tornar momentos memoráveis. Eles muitas vezes ensinam valores importantes para a vida toda, como o companheirismo, o respeito aos demais, a lealdade, a coragem para enfrentar os medos e assim por diante — qualidades que se alinham às soft skills tão valorizadas pelo mercado.

Só de pensar já deu vontade de pegar a pipoca e reunir a família na sala? Então confira as 9 melhores animações que separamos para curtir com a criançada!

1. Toy Story

Crianças e brinquedos têm tudo a ver. Eles fazem parte do desenvolvimento infantil desde os primeiros meses até quando ficam mais grandinhos e ganham novas prioridades. Nos quatro filmes da franquia de Toy Story, vemos muito desse relacionamento que deixa profundas — e positivas — marcas nos pequenos.

Andy é o dono de alguns dos personagens mais famosos das telonas: Woody, Buzz Lightyear, Jessie, Bala no Alvo, Senhor e Senhora Batata, entre tantos outros. Nos dois primeiros filmes, vemos como a amizade entre os brinquedos vai crescendo aos poucos, acompanhando o desenvolvimento da criança.

Já a terceira animação da sequência mostra o temido momento em que Andy vai para a faculdade, deixando para trás a casa em que passou toda a infância. As lições desse filme são incríveis e vão emocionar a família inteira! Para completar a maratona, vocês podem se divertir com o último lançamento de Toy Story.

2. Wall-E

Seus filhos perguntam muito sobre o futuro? Wall-E pode ser uma boa oportunidade para ensinar algumas lições de preservação e cuidados com o meio ambiente. No enredo, o nosso planeta, em sua versão do ano 2700, está devastado, e os humanos tentam lidar com a toxidade que provocaram.

Para além desses ensinamentos, a animação ainda conta a história emocionante do robozinho que vai da solidão completa à paixão, quando Eva surge em sua vida.

3. Os Incríveis

Ver uma família superpoderosa em ação para salvar o mundo combina bastante com uma tarde de diversão com as crianças, concorda? Senhor Incrível, Mulher Elástica, Violeta, Flecha e Zezé são personagens encantadores, com quem vocês podem se identificar bastante — com exceção, é claro, das habilidades sobrenaturais.

Além da importância da família, essa animação ainda ensina noções de responsabilidade, de como os pais podem confiar nos filhos e o contrário também. Tudo isso de uma forma leve e descontraída.

4. O Rei Leão

O Rei Leão é mais uma das melhores animações com foco na família que se cria a partir dos laços sanguíneos e de afeto. Ao mesmo tempo em que Mufasa ensina muito ao filho Simba, o pequeno também aprende bastante com seus amigos Timão e Pumba. E o que dizer de Hakuna Matata? Um clássico musical!

Se a criançada topar, além da versão animada, vocês podem assistir ao live-action que recriou os personagens mais amados do reino animal, lançado em 2019. Vale até uma brincadeira de “encontre as diferenças” entre os dois filmes!

5. Como Treinar o seu Dragão

Intolerância é algo que, vez ou outra, pode aparecer na vida das pessoas. Com Como Treinar o seu Dragão, a família toda consegue entender que abrir a mente — e o coração — para o que é diferente traz surpresas boas para a vida. É o que acontece quando Soluço vence os achismos e faz amizade com Banguela.

Se as crianças se apaixonarem pelos filmes, aproveite para incentivar a leitura da saga. Isso mesmo! As histórias de Banguela e seus amigos estão no livro de mesmo nome, escrito por Cressida Cowell. Ela ainda tem Como Ser um Pirata, Como Falar Dragonês e outras obras, que trazem Soluço como protagonista.

6. Frozen

As irmãs Anna e Elsa são muito queridas pelas crianças. Que tal assistir aos dois filmes da franquia com elas? Tanto o primeiro quanto o segundo Frozen mostram que a parceria familiar pode nos fortalecer e nos ajudar a enfrentar os medos. Com Olaf, Kristoff e Sven, ainda dá para ver que bons amigos são como família!

Como os dois filmes são musicais, eles servem como um grande incentivo para que as crianças entendam a importância do inglês e aprendam mais desse idioma. Você pode encontrá-las no YouTube ou nos aplicativos de streaming facilmente. Então, deixe que a turma se divirta decorando as letras e interpretando os personagens preferidos.

7. A Era do Gelo

Além de aprender inglês com as músicas desses filmes, ainda dá para ensinar algumas lições de História para a turminha. Com a Era do Gelo, os pequenos vão se divertir com os personagens e ainda entender um pouco mais como era a vida dos animais no período glacial.

Os cinco filmes da franquia A Era do Gelo trazem personagens inesquecíveis, como Sid, Manny e Scrat, que, mesmo isolado dos outros, protagoniza algumas das cenas mais divertidas de todo o enredo. Sabe o que isso significa? Mais uma oportunidade de passar o fim de semana todo aproveitando as melhores animações!

8. DivertidaMente

Emoções muitas vezes são algo difícil de lidar — imagine para as crianças! DivertidaMente vem com a proposta de traduzir o que a garota Riley sente com algumas mudanças inesperadas que acontecem em sua vida.

As crianças vão achar o máximo as emoções que ganham cara e bordões: Alegria, Tristeza, Raiva, Nojinho e Medo. Por outro lado, os adultos vão entender melhor algumas das mensagens profundas que o enredo traz. Posteriormente, dá para ensinar lições sobre depressão e mudanças para a criançada.

9. Shrek

Beleza é o que mais importa? Ainda que muitas pessoas acreditem que sim, os filmes de Shrek provam que não. Além de trazerem um humor leve e de fácil compreensão, ainda ensinam que os amigos não precisam pensar da mesma forma e podem vir das mais diversas criações — tome como exemplo o personagem principal e seu parceiro Burro!

Em qualquer época do ano, viver bons momentos em família é essencial. E nada melhor do que passar o tempo assistindo às melhores animações que listamos neste post, concorda? Se quiser aliar a descontração com o aprendizado, coloque alguns trechos com o áudio em inglês na segunda vez que forem ver esses filmes, para que as crianças se habituem aos poucos com o idioma.

Gostou das indicações de animação? Então compartilhe este post nas suas redes sociais e ajude a garantir a diversão de outras famílias!

Share