Handprint: o que é e como utilizar para brincar com seus filhos? Aprenda agora!

Você sabe o que é handprint? Essa técnica de arte, bastante utilizada nas escolas, é uma excelente ferramenta para ensinar inglês brincando para o seu filho. Então, se você busca maneiras atrativas e descontraídas para inserir o idioma no dia a dia do pequeno, continue a leitura deste post até o final.

Vamos explicar o que é handprint e como esse recurso divertido pode ser utilizado para potencializar o aprendizado de um novo idioma. Você também vai conhecer cinco atividades que auxiliam nesse processo e ver o quão importante é unir brincadeira com educação. 

Acompanhe, agora mesmo!

Saiba o que é handprint

A palavra em inglês handprint significa, literalmente, “impressão da mão”. É uma técnica artística bem acessível e simples, mas que fará a diferença no cotidiano das crianças, especialmente se tratando do ensino da língua inglesa.

Para começar, você precisará de tintas apropriadas e seguras para a pele das crianças, além de um pincel ou esponja para passá-las nas mãos. Esses itens podem ser facilmente encontrados em papelarias.

A partir daí, a criatividade pode rolar solta. Você e o pequeno podem imprimir as palmas das mãos em superfícies diferentes, como cartolinas, cadernos ou quadros. Chame-o para imaginar as possibilidades com você!

Saiba que a handprint pode se tornar uma ferramenta artística valiosa para as crianças que estão no processo de alfabetização. Afinal, por ser uma atividade lúdica, essa técnica proporciona a aquisição de novos aprendizados de modo descontraído, leve e divertido.

Está interessado no assunto e quer saber como introduzir as crianças na língua inglesa com a handprint? Então, confira o próximo tópico!

Veja cinco brincadeiras que ajudam no ensino do inglês

Agora que você já sabe que a handprint pode garantir momentos de puro aprendizado e divertimento para você e o seu filho, chegou o momento de conhecer algumas brincadeiras que ajudam e melhoram a experiência de aprendizado do inglês. Vamos lá?

Alfabeto

Imagine que divertido ensinar o alfabeto com a handprint! Com a palma das mãos, ou até a ponta dos dedos, vocês podem desenhar as letras em diferentes superfícies.

Você pode, por exemplo, utilizar uma cartolina para realizar essa atividade e, ao final, decorar algum cômodo da casa com a arte do seu filho. Legal, não é verdade?

Cores

A handprint ajudará seu filho a memorizar o nome das cores em inglês, especialmente se ele é pequenininho e está começando a aprender o idioma. Essa brincadeira é simples: basta imprimir a palma das mãos em folhas de sulfite, por exemplo, e apontar para as cores, perguntando ou enfatizando o nome de cada uma.

Aqui, o ideal é abusar dos tons, explorando vários deles e fazendo misturas diversas. Prepare-se, pois a sujeira e a bagunça estão garantidas durante a atividade, assim como os momentos de leveza e aprendizado junto ao pequeno.

Animais

Com as impressões das palmas das mãos, as possibilidades são infinitas, como pode perceber. Você e o pequeno podem criar desenhos de vários animais, já imaginou? A partir dessas ilustrações, ele passa a se familiarizar com nomes em inglês, além das cores e as formas dos bichinhos que vocês desenharão juntos.

Além do papel sulfite, cartolina e quadros, a handprint pode ser superdivertida se utilizada em camisetas também, sabia? Reúna toda a família e aproveite para criar peças com estampas divertidas e originais. O pequeno vai aproveitar bastante esse momento!

Contação de histórias

Por si só, a contação de histórias já é capaz de promover o aprendizado não só do inglês, mas de diversos outros conteúdos. Quando contamos uma história para uma criança, damos a ela a oportunidade de viajar para mundos inimagináveis sem sair do lugar.

Além disso, incentivamos o pensamento inventivo, mostramos a importância da empatia e oferecemos a ela a oportunidade de refletir sobre diferentes tipos de situações. Quando incluímos outros recursos na contação de histórias, como a handprint, a brincadeira fica muito mais interessante.

De maneira lúdica e acessível, a técnica serve de apoio para a exposição de mundos imaginários. Enquanto realiza a atividade com seu filho, vocês podem desenhar cenários, diferentes formas, personagens etc. com a impressão das palmas da mão.

Números

O que acha de ensinar o seu filho a contar em inglês com as mãos e muita tinta? Com os cinco dedinhos impressos em superfícies diferentes, fica mais fácil e divertido para ele se familiarizar com os números.

Saiba que brincadeiras como essa são essenciais para desenvolver a coordenação motora das crianças, além do aprendizado no inglês. Os benefícios, na verdade, são muitos. Falaremos mais sobre a importância de unir brincadeira e educação no próximo tópico. Continue acompanhando! 

Entenda a importância de unir brincadeira e educação

Manipular revistas, amassar papéis, brincar de caça ao tesouro em casa e utilizar o handprint são exemplos de atividades simples, capazes de contribuir positivamente para o desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e sociais dos pequenos.

O lúdico tem um papel fundamental para a aprendizagem, pois proporciona bem-estar e satisfação, tornando todo processo de ensino mais leve, interessante e divertido. Por meio das brincadeiras, a criança inventa, cria, explora e imagina um mundo de possibilidades diversas.

Sem pressões, aprende com tranquilidade e tem a oportunidade de desenvolver habilidades como:

  • memória sequencial;
  • consciência numérica e fonológica;
  • espacialidade;
  • capacidade de resolução de problemas;
  • capacidade de concentração;
  • memorização de formas e sequências;
  • visualização e materialização de diferentes formas, entre outras habilidades.

Entendeu de que forma a handprint contribuirá para o aprendizado do inglês das crianças? Como mencionamos, basta criatividade e imaginação para inserir essa atividade no dia a dia da criança.

A pintura com as palmas das mãos despertará a curiosidade do seu filho, contribuindo para o aprendizado de uma nova linguagem e, ainda, momentos divertidos com toda a família. Chame o pequeno para organizar essa brincadeira com você e explorar todas as possibilidades que apontamos!

Gostou deste conteúdo? Então, assine agora mesmo nossa newsletter para acompanhar novos posts sobre o aprendizado do inglês na infância!

Share