Conheça 5 festas populares da Inglaterra

Existem algumas festas populares da Inglaterra que permanecem ao longo dos anos justamente pela valorização da monarquia por grande parte da população, além de contar com uma cultura rica que favorece a organização de eventos tradicionais e culturais em todo o país.

Ao conhecer esses diferentes tipos festividades, você tem a oportunidade de ficar por dentro da história da nação, entendendo como os nativos se comportam nas mais diversas comemorações ao longo do ano.

Assim, ao conhecer o país em um intercâmbio para colocar em prática o seu inglês, terá a chance de pesquisar se algumas dessas ocasiões coincidirão com a sua viagem — o que amplia a sua bagagem e imersão cultural em relação àquele povo.

Pensando nisso, elaboramos este artigo para que você conheça quais são essas festas. Continue a leitura e saiba mais!

1. Aniversário oficial da Rainha

Conforme sabemos, a Inglaterra é um país de regime monárquico. Sendo assim, há a comemoração oficial do aniversário da Rainha Elizabeth II, conhecida mundialmente pelo seu carisma com o povo inglês.

Apesar de ter nascido no dia 21 de abril, a comemoração é realizada todo segundo sábado de junho, uma vez que essa tradição de festejar em uma data “não real” acompanha a história do país.

Acontece que, em 1748, o Rei George nasceu no mês de novembro (outono), conhecido como um período de clima ruim na região. Por essa razão, instaurou-se o aniversário público oficial do monarca no verão, a fim de favorecer a comemoração — uma prática que perdura até os dias atuais.

Evento público, o aniversário oficial traz algumas particularidades, como a saudação das cores, além do desfile militar em Londres.

2. Valentine’s Day

O Valentine’s Day na Inglaterra é comemorado no dia 14 de fevereiro. No entanto, logo nos seus objetivos já identificamos algumas diferenças em relação ao famoso Dia dos Namorados celebrado no Brasil, em junho.

Afinal, na terra da Rainha a festividade permite que as pessoas presenteiem aqueles que mais amam e se sentem bem por estarem próximas, independentemente de serem seu par romântico ou não. Ou seja, você pode dar uma lembrança tanto para o seu parceiro quanto a amigos e familiares.

Na tradição inglesa, caso queira acertar em cheio no presente, os mais valorizados são produtos doces ou salgados feitos à mão. Mas outros tipos também são muito comuns, como bichos de pelúcia, chocolates, cartões comemorativos, entre outros.

Até mesmo o número de rosas traz significados distintos. Caso você presenteie com apenas uma peça, significa amor. Se for uma dúzia, gratidão. Agora, 25 rosas significam felicitações e 50 amor incondicional.

O evento é comemorado nessa data devido ao contexto histórico. Durante as guerras na Inglaterra, o imperador Cláudio II impediu que fossem efetuados novos casamentos. Contudo, houve um bispo que descumpriu as regras e continuou realizado as celebrações: Valentim.

Ao descobrir a desobediência, ele foi preso e executado no dia 14 de fevereiro. Nesse período, moradores enviavam presentes e cartas para homenageá-lo — fato que iniciou toda a tradição.

3. Parades de Carnaval

Em nosso país, o Carnaval acontece geralmente entre os meses de fevereiro e março. Aqui, a nossa comemoração é conhecida mundialmente, mas outros países também têm as suas festividades, cada um à sua maneira.

Na Inglaterra, por exemplo, há comemorações no dia primeiro de maio, uma vez que o país aproveita que esse período marca os dias iniciais do verão, além de coincidir com outros feriados católicos, como o de Corpus Christi. São parades, ou seja, desfiles, todos bem coloridos e animados!

4. Carnaval de Nothing Hill

O Carnaval de Nothing Hill originou-se na década de 1960 por meio de moradores caribenhos que se manifestavam de forma pacífica contra a discriminação que sofriam em Londres. Assim como o Carnaval que conhecemos, as festas traziam muita alegria aos povos ingleses, com música e comemorações, fato que originou o Carnaval inglês.

A partir da década de 1970, a tradição se tornou tão forte que o evento chegava a receber mais de 100 mil pessoas, persistindo até os dias atuais. Hoje, recebe turistas de diversos lugares, além de celebrar diferentes culturas, em especial a latino-americana.

Ocorre geralmente no último final de semana de agosto, trazendo desfiles e carros alegóricos. Os eventos oficiais começam logo pela manhã, às 10 horas, e perduram até à noite, por volta das 20h30. Mas se você for daqueles que gosta de prolongar um pouco mais a diversão, os bares trazem um cronograma especial nesses dias, permitindo um “after” para continuar as festividades.

5. Saint George’s Day

Entre as festas típicas mundo afora, o Saint George’s Day se destaca na Inglaterra. No país, São Jorge é considerado o seu padroeiro, o que traz comemorações pelo seu dia, 23 de abril, em todo o território inglês.

Hoje, os eventos na data tiveram uma considerável queda se comparados a períodos anteriores. Porém, ainda é um feriado, sendo um momento bastante esperando de descanso para os moradores locais.

Bônus: o chá das 5

Não apenas as festas tradicionais são pontos fortes da cultura inglesa. O chá das 5, por exemplo, é um dos seus aspectos mais conhecidos mundialmente. A história tem origem na década de 1840, quando os nativos tinham apenas duas refeições tradicionais por dia: um pequeno almoço e um jantar, por volta das oito horas da noite.

Nesse sentido, a então Duquesa de Bedford, Anna Russell, resolveu adotar uma pequena refeição às 17 horas, trazendo sanduíches, bolos e chás. Ela convidava amigos, familiares e pessoas queridas a participarem desse pequeno “evento”. A partir daí, tal costume se tornou um hábito entre a realeza inglesa e a alta sociedade do país — cultura que foi difundida em outras regiões do mundo.

Neste conteúdo, você pôde conhecer um pouco mais sobre as festas populares da Inglaterra. Conforme sabemos, o papel do intercâmbio no aprendizado da língua inglesa é fundamental para que você possa colocar em prática todo o conhecimento adquirido. Por essa razão, ficar por dentro de alguns aspectos culturais permitirá um contato mais amplo com aquele povo, o que aumenta ainda mais o interesse em visitar outras regiões do globo.

Gostou de conhecer as principais festividades inglesas? Compartilhe em suas redes sociais e permita que seus amigos também conheçam a história dessas celebrações!

Share