Top 7 hacks para escrever e-mail em inglês e mandar bem!

Se você sente dificuldade no momento de escrever um e-mail em inglês, saiba que entendemos exatamente como você se sente. Hoje, dominar o idioma mais importante do mundo é essencial, especialmente na escrita. Com isso, muita gente tem receio de cometer erros e acredita que não consegue redigir uma mensagem de maneira eficiente.

Não se trata só de gramática: dá um medo danado de redigir algo e ser mal interpretado, sobretudo no ambiente profissional. Sabendo disso, preparamos um conteúdo especial para ajudar você a se expressar melhor na escrita. Confira, a seguir, sete hacks imperdíveis para escrever um e-mail em inglês e mandar bem nessa tarefa!

1. Utilize a regra KISS

Keep It Short and Simple — esse é o significado da regra KISS. Em outras palavras: mantenha a comunicação simples, objetiva e sintética, principalmente se você precisa escrever um e-mail em inglês no trabalho.

Escolha palavras cujo sentido seja claro para o interlocutor e que não dependam de uma interpretação extra. Esqueça os parágrafos e períodos longos e faça o possível para transmitir o que tem a dizer de forma concisa, a fim de que o destinatário retenha o máximo possível de informações.

Nas primeiras linhas do e-mail, você já pode dizer exatamente o que precisa, sem rodeios. Veja um exemplo a seguir:

I would like to arrange a meeting with you to discuss marketing strategies for my business. I am available on Monday at 11 AM and Friday at 3 PM. Please, let me know if you can attend it.”

“Gostaria de marcar uma reunião com você para discutir estratégias de marketing para minha empresa. Estou disponível na segunda-feira às 11h ou na sexta-feira às 15h. Por favor, me avise se pode comparecer.”

2. Tenha cuidado com a formatação

A estrutura também é importante na hora de escrever um e-mail em inglês. Assim, recomendamos que escreva um título curto e objetivo. No corpo do e-mail, o conteúdo deve ser redigido utilizando a regra KISS apontada acima. Finalize com saudações adequadas (falaremos delas no próximo tópico) e lembre-se de sempre revisar o que foi escrito antes de enviar, tudo bem?

Em relação à letra, sugerimos Arial ou Times New Roman, pois elas normalmente são mais convidativas à leitura. Não se esqueça de utilizar uma única fonte no e-mail, da mesma cor e tamanho. Evite criar poluição visual com um e-mail colorido.

Outra questão importante é o espaçamento, que deve ocorrer entre a saudação, parágrafos e assinatura, pois ele assegura uma leitura mais fluida. Se desejar, pode utilizar o negrito em algumas palavras que necessitam de atenção, mas não exagere.

3. Faça saudações adequadas

Ao escrever um e-mail em inglês, a formalidade de sua mensagem deve estar estabelecida logo na primeira linha, especificamente nas saudações. Tudo depende do nível de intimidade que você tem com o destinatário.

Normalmente utilizamos as seguintes saudações:

  • Hi/Hello;
  • Dear, junto ao nome e sobrenome;
  • Dear Mr./Ms., junto ao sobrenome. Mr. para homens e Ms. para mulheres;
  • Dear Sir/Madam;
  • To whom it may concern.

Nesse primeiro momento, é preciso muito bom senso para não cometer erros. “Dear” equivale a um “prezado” ou “caro” e é utilizado em situações mais formais, por exemplo. Se você não tem ideia de quem receberá a mensagem, opte por “Dear Sir” ou “Dear Madam”, “Dear Mr./Ms.” ou ainda “To whom it may concern” (a quem interessar possa).

4. Cuidado com abreviações

Abreviações em inglês são bem populares e comumente adotadas em inúmeras situações. No entanto, ao escrever um e-mail, é preciso ter cuidado com suas escolhas. Confira, a seguir, as abreviações mais utilizadas no ambiente profissional:

  • FYI (For Your Information) / Para sua informação;
  • ASAP (As Soon As Possible) / Assim que possível;
  • BTW (By The Way) / Por falar nisso ou falando nisso;
  • IMO (In My Opinion) / Em minha opinião.

5. Seja gentil na hora de fazer pedidos

Independentemente de quem seja seu destinatário, se você vai fazer um pedido, faça com gentileza. Acompanhe algumas sugestões para isso:

  • “I would appreciate if you could send me” / Eu agradeceria se você pudesse me enviar;
  • “I would be grateful if you could send me by the end of the day” / Eu agradeceria se você pudesse me enviar até o fim do dia;
  • “I was wondering if you could send me the contract” / Eu estava pensando se você pode me enviar o contrato;
  • “Do you think you could also send me the file?”/ Você acha que também pode me enviar o arquivo?

6. Comece agradecendo se o e-mail for uma resposta

Se estiver redigindo um e-mail em inglês em resposta a alguém, recomendamos que comece agradecendo o contato e ainda indicando que se recorda da última troca de mensagens.

Você pode dar continuidade ao assunto com frases do tipo:

  • “Thank you for your e-mail” / Agradeço seu e-mail;
  • “Thank you for your time” / Agradeço o seu tempo;
  • “I would like to thank you for your time and consideration” / Eu gostaria de agradecer seu tempo e consideração;
  • “Thank you for your assistance in this matter” / Agradeço a sua ajuda nesse assunto;
  • “According to our last e-mail” / De acordo com nosso último e-mail;
  • “As requested” / Conforme solicitado;
  • “As agreed” / Conforme combinado.

7. Escreva uma despedida educada

Uma despedida educada faz toda a diferença na hora de escrever um e-mail em inglês. Saiba que a despedida também tem a ver com o grau de proximidade que você tem com o destinatário. “Best regards”, “Sincerely” e “Best wishes” são opções seguras e que podem ser usadas em diversas situações.

Se a ideia é ser informal, é possível escrever:

  • Take care / Cuide-se;
  • Faithfully / Sinceramente ou fielmente;
  • Cheers / Felicidades;
  • Many thanks / Muito obrigado;
  • Warmly / Calorosamente.

Pronto. Você já sabe como escrever um e-mail em inglês! Ao utilizar nossas dicas, você conseguirá redigir mensagens mais claras e objetivas, especialmente no ambiente de trabalho. Lembre-se de que saber se comunicar eficientemente é uma das soft skills mais valorizadas e requeridas no mercado profissional atual, portanto, invista nessa questão para se destacar!

Gostou de saber como escrever de forma eficiente um e-mail em inglês? Então, aproveite a visita no blog e assine nossa newsletter para começar a receber mais dicas imperdíveis como essas diretamente em seu e-mail!

Share