Celebração Dia de Ação de Graças: conheça a origem dessa data!

O Dia de Ação de Graças é uma das celebrações mais marcantes da cultura estadunidense. Além dos Estados Unidos, o Thanksgiving Day também é celebrado no Canadá e nas ilhas do Caribe, representando um momento de gratidão, orações e festas.

O feriado ocorre no período anterior às festas natalinas, sendo uma forma de as pessoas relembrarem e agradecerem as coisas boas do ano que passou. O dia também carrega um outro sentido, que remete às origens da colonização da América do Norte.

Continue conosco e conheça mais sobre a história da celebração do Dia de Ação de Graças. Boa leitura!

Como é celebrado o Dia de Ação de Graças?

O Thanksgiving Day marca o início das festividades de Natal em praticamente toda a América do Norte e representa um momento muito importante em todo o continente. Nos Estados Unidos, a celebração ocorre na última quinta-feira do mês de novembro e, no Canadá, o feriado é celebrado sempre na segunda semana de outubro.

A festa funciona como um tipo de comemoração pelos bons acontecimentos que ocorreram ao longo do ano. Assim, as pessoas se reúnem geralmente em um jantar farto e com pratos diversificados, como batatas, purês, tortas, maçãs, pães, entre outros alimentos. O peru, por exemplo, é sempre recheado e servido à mesa como o prato principal do Dia de Ação de Graças.

Além do jantar, também são servidas as sobremesas, como o pumpkin pie (ou a torta de abóbora), que é um dos pratos mais típicos da celebração. O Thanksgiving Day ainda se destaca pelos desfiles nas ruas em algumas cidades dos Estados Unidos, como Nova York, Detroit e Chicago.

As apresentações de rua contam com personagens do mundo infantil, como Mickey Mouse, Snoopy e Bob Esponja, que embalam o público em uma festa com bastante música. Além disso, o Dia de Ação de Graças também é celebrado na Casa Branca, num evento em que o presidente deve capturar um peru do sexo masculino e encaminhá-lo para uma reserva, instituição ou fazenda. Essa curiosa tradição é chamada de Turkey Pardon na língua inglesa.

Hoje em dia, o Thanksgiving Day, além de ser um momento de agradecimento e reunião entre os familiares, ainda é um feriado que relembra e comemora a colonização da América, que se tornou oficial apenas no ano 1863, no governo de Abraham Lincoln.

Qual é a origem do Thanksgiving Day?

De acordo com registros históricos, o Dia de Ação de Graças ocorreu pela primeira vez nos Estados Unidos no ano 1621, em Plymouth, Massachusetts. A festa foi organizada por peregrinos e fundadores da vila para comemorar o fim do período do inverno e, também, como forma de celebrar a boa colheita de milho.

Mesmo que o Thanksgiving Day seja atualmente festejado com uma diversidade de pratos e comidas típicas, em sua origem os pratos assados e cozidos eram feitos à base de milho. Desde 1621, o feriado acontece no outono do Hemisfério Norte e representa um momento importante para todo o continente norte-americano.

No Canadá, a festa surgiu em 1578, sendo considerada, além da ocasião de agradecimento, uma data de celebração pela chegada do inglês Martin Frobisher em terra firme. Em ambos os países, o feriado tem o mesmo intuito de expressar gratidão pela fartura obtida das colheitas agrícolas.

O Dia de Ação de Graças não se associa com nenhuma religião e, por isso, tem se popularizado com o passar dos anos, sendo comemorado praticamente por toda a população norte-americana, independentemente das crenças e diferenças. O feriado ainda é marcado pela Black Friday, um evento que ocorre logo após o Thanksgiving Day, no qual as lojas e os departamentos de compras oferecem descontos vantajosos para os consumidores.

No Brasil, também existe o Dia Nacional de Ação de Graças que é, inclusive, instituído por meio da lei n.º 781/49. Além disso, existe o decreto n.º 57.298/65 que regulamenta as comemorações no país. Mesmo assim, a data não tem expressão significativa entre os brasileiros e, geralmente, as festas ocorrem apenas entre famílias norte-americanas residentes no Brasil e em algumas igrejas protestantes.

Qual é a importância de conhecer o contexto histórico e cultural dos costumes estrangeiros?

Para compreender qualquer cultura, além de contar com habilidades linguísticas, também é fundamental entender os processos históricos e os significados das tradições. Assim, é muito importante se informar e buscar informações para ir além do superficial.

Ao aprender um segundo idioma, por exemplo, é imprescindível integrar aspectos culturais e históricos ao processo de aprendizagem da língua. Muitas vezes, apenas saber interpretar, escrever ou ler em inglês pode não ser suficiente para realmente entender a pronúncia e as expressões do dia a dia, dentre outras variações que o idioma apresenta em determinada cultura ou região.

Nesse caso, estudar em uma boa escola de idiomas é uma opção interessante para quem deseja se aprofundar e conhecer mais sobre a história e a cultura da língua inglesa. A instituição, nesse caso, deve oferecer acompanhamento pedagógico e manter os alunos sempre atualizados para que ocorra o intercâmbio cultural.

Isso ainda é fundamental para ter acesso a bons materiais didáticos, a professores competentes e experientes e a abordagens diferenciadas de ensino que priorizem a troca e a imersão cultural. Com o tempo de prática e estudos e com o devido apoio da escola e dos educadores, o aluno conseguirá desenvolver a fluência e atingir um sotaque mais próximo daquele das pessoas nativas da língua.

Inclusive, transpor o sotaque, sobretudo o brasileiro, é o primeiro passo para aperfeiçoar o processo de conversação e conseguir se comunicar de forma mais eficiente, clara e compreensível com os estrangeiros. Então, desenvolver essas habilidades linguísticas é o primeiro passar para falar o idioma de forma cada vez mais fluente.

A celebração do Dia de Ação de Graças é uma data comemorada no continente norte-americano, marcada pela gratidão e por atos de comunhão nas famílias americanas. Conhecer as origens e os aspectos culturais dos Estados Unidos e de outros países de língua inglesa é uma etapa essencial para quem está estudando inglês e deseja melhorar seu relacionamento com os estrangeiros e seus mais variados costumes.

Gostou do conteúdo? Aproveite e conheça, agora, 5 festas populares da Inglaterra!

Share