Leitura em inglês: conheça 7 biografias para ler e se motivar!

Não importa se você ainda é estudante ou já entrou no mercado de trabalho, provavelmente deve ter ouvido falar sobre a importância de desenvolver o hábito da leitura. Afinal, os livros são ótimas ferramentas de aprendizado, além de terem a capacidade de nos transportar para outras realidades ou épocas.

E há opções para todos os gostos: da ficção histórica à fantasia, do drama ao romance, dos livros técnicos às biografias — há gêneros para os mais diversos tipos de leitores, fazendo com que esse seja um hobby que pode agradar a todos.

Se você está pensando em se aventurar no universo dos livros, não pode perder este post! Nele, explicaremos por que é importante desenvolver o hábito da leitura e qual é a importância de ler biografias.

Além disso, daremos algumas dicas de biografias para ler publicadas em inglês e de como melhorar a leitura no idioma. Confira!

Por que é importante desenvolver o hábito da leitura?

Como dissemos, os livros são ótimas ferramentas para conhecer outras realidades e épocas, além de saber mais sobre a vida de grandes personalidades. Eles também nos permitem visitar mundos mágicos e conhecer as histórias de mitos e lendas da antiguidade.

Além de ser um ótimo hobby para exercitar a imaginação, a leitura é fundamental para o aprendizado de línguas estrangeiras. Afinal, essa é uma ótima forma de exercitar as suas habilidades linguísticas, ver a gramática sendo usada em sua forma escrita e aumentar o seu vocabulário, o que ajudará no processo de pensar naquele idioma — em vez de apenas traduzir as frases.

Qual é a importância de ler biografias?

Ainda considerando o aspecto educacional da leitura, podemos dizer que as biografias são ótimas maneiras de estudar o passado por meio de pessoas importantes que viveram naquela época. Além disso, elas contam as histórias de pessoas perseverantes, que superaram adversidades movidas pela paixão por aquilo que faziam.

As biografias costumam ser compostas por textos de fácil leitura, por isso, são muito indicadas para estudantes de línguas estrangeiras. Ao escolher um livro sobre uma personalidade que você admira, a leitura se torna fluida e será possível assimilar o vocabulário de forma mais natural.

Quais personalidades interessantes têm biografias publicadas em inglês?

Agora que você já viu quais são as vantagens que a prática de ler biografias pode oferecer para o seu aprendizado de um idioma estrangeiro, que tal conhecer algumas obras disponíveis em inglês?

1. Van Gogh

Van Gogh foi um pintor holandês que viveu entre 1853 e 1890. Considerado um dos artistas mais influentes da arte ocidental, ele produziu mais 2.000 trabalhos sobre paisagens, retratos e autorretratos.

Devido à sua instabilidade mental — ele sofria de episódios psicóticos, alucinações e depressão —, Van Gogh atirou contra o próprio peito em uma tentativa de suicídio. Faleceu em decorrência de seus ferimentos dois dias depois, aos 37 anos.

Em “Vincent Van Gogh: The Complete Paintings”, Rainer Metzger faz um estudo sobre o artista desde os seus trabalhos iniciais, mostrando a miséria em sua cidade, passando pelas obras mais coloridas de seus anos em Paris, até as suas últimas pinturas em Arles.

2. Frida Kahlo

Ainda no universo das artes, Frida Kahlo foi uma pintora mexicana que se inspirou na cultura de seu país para criar suas obras. Apesar de ter falecido em 1954, aos 47 anos, seu trabalho ficou conhecido apenas no final dos anos 1970, quando foi redescoberto por historiadores e ativistas.

No livro “Frida: A Biography of Frida Kahlo”, Hayden Herrera mostra a mulher por trás da artista, abordando sua infância no México durante a Revolução, o seu grave acidente aos 18 anos, o seu casamento com Diego Rivera e muito mais. Certamente, é uma ótima sugestão de leitura para os fãs da pintora!

3. Steve Jobs

Steve Jobs é conhecido por revolucionar o setor da informática e de telefonia, ao ser cofundador da Apple. Porém, pouca gente sabe que ele também foi diretor executivo da Pixar e acionista individual máximo da The Walt Disney Company. Vítima de um câncer de próstata, Jobs faleceu em 2011, aos 56 anos.

Na biografia “Steve Jobs”, escrita por Walter Isaacson, temos contato com a vida do empresário por meio de mais de 40 entrevistas concedidas durante 2 anos. Apesar de ter participado da construção do livro, Jobs deu carta-branca sobre seu conteúdo. Para os entusiastas de tecnologia, essa é uma ótima opção de leitura!

4. Nelson Mandela

Nelson Mandela é considerado o mais importante líder da África Negra, tendo sido presidente da África do Sul e ganhador do Prêmio Nobel da Paz. Líder da resistência não violenta e do movimento contra o apartheid, foi responsável por refundar o seu país como uma sociedade multiétnica.

Na autobiografia “Long Walk to Freedom”, Mandela reconta seus anos como estudante de Direito e seu despertar político, mostrando os desafios de conciliar o ativismo político com a sua devoção à família, passando pelo seu divórcio e o drama de ser afastado dos filhos. Todos esses relatos culminam com a sua prisão, os 27 anos passados em cárcere privado e as negociações que levaram ao apartheid.

5. Martin Luther King Jr.

Martin Luther King Jr. foi um ativista político conhecido por liderar o movimento dos direitos civis nos EUA entre 1955 e 1968, quando foi assassinado. Chegou a ser premiado com um Nobel da Paz em 1964 por combater o racismo de forma não-violenta.

Em “The Autobiography of Martin Luther King Jr.”, Clayborne Carson reconta a história de vida do ativista por meio de uma volumosa coleção de arquivos da Universidade de Stanford, incluindo entrevistas, correspondências e alguns escritos de King, retratando desde a sua infância até o seu relacionamento com os irmãos Kennedy, Malcolm X e outras figuras da época.

6. Malala

A ativista paquistanesa Malala Yousafzai foi a pessoa mais jovem a ser premiada com um Nobel da Paz: na época, ela tinha apenas 17 anos, mas já defendia os direitos humanos das mulheres e o acesso à educação em um local onde os talibãs as impedem de frequentar escolas.

Tal ativismo fez com que ela levasse um tiro na cabeça, dentro do ônibus escolar, aos 15 anos. Sua recuperação milagrosa e a jornada desde então são retratadas na autobiografia “I Am Malala: The Story of the Girl Who Stood Up for Education and Was Shot by the Taliban”.

7. Anne Frank

Vítima do holocausto aos 15 anos, Anne Frank foi uma alemã de origem judaica que ficou conhecida após ter seu diário encontrado por seu pai, único sobrevivente da família. Em “The Diary of a Young Girl”, a jovem retrata os horrores da guerra e os anos em que viveu escondida em um sótão.

Como melhorar a leitura em inglês?

Após essas recomendações incríveis de biografias, que tal escolher a próxima leitura para treinar o idioma? Se você ainda sente um pouco de dificuldade, veja algumas dicas para ler em inglês:

  • leia com calma, prestando atenção às estruturas;
  • evite parar a leitura com frequência para procurar por palavras no dicionário — faça isso apenas quando não conseguir entender o significado pelo contexto;
  • se tiver muita dificuldade de entender o livro escolhido, procure por um título recomendado para o seu nível no idioma.

Se, mesmo assim, você continuar com dificuldade, peça ajuda ao seu professor — ele poderá lhe recomendar outros livros para aprender inglês.

Como vimos, praticar o hábito da leitura é uma ótima forma de adquirir conhecimentos, além de aperfeiçoar o seu inglês e ampliar o vocabulário. Com as nossas dicas de biografias para ler, você ainda terá a oportunidade de saber mais sobre a vida e o trabalho de personalidades importantes ao redor do mundo.

Se você gostou deste post, siga-nos nas redes sociais: estamos no Facebook, no Instagram, no LinkedIn, no Twitter e no YouTube!

Share