Como obter sucesso no aprendizado online de inglês?

Estudar de forma remota já é algo bastante comum em nosso país. Hoje, o aprendizado online se tornou um grande aliado para a formação de diversas pessoas, seja no ensino em geral, seja no ensino e na aprendizagem do inglês. E graças às novas tecnologias que despontam por aí, vemos alunos mais motivados e engajados.

A verdade é que essas ferramentas tecnológicas aperfeiçoam o processo de aprendizagem e contribuem para um ensino mais atraente e inovador, especialmente para jovens, que cada vez mais usam smartphones para estudar.

Se você se interessa pelo assunto, continue a leitura deste artigo até o final. A seguir, vamos dar algumas dicas práticas para ajudar você a ter sucesso enquanto estuda em um ambiente virtual. Acompanhe agora mesmo!

Por que a tecnologia contribui para o ensino no mundo atual?

Algumas pessoas acreditam que dispositivos eletrônicos sejam verdadeiros inimigos no processo de ensino-aprendizagem e enxergam, com muitas dúvidas, a necessidade de incorporar novas tecnologias nas salas de aula.

Mas a realidade é que, atualmente, essas novas ferramentas contribuem para o ensino e, quando são bem usadas, melhoram o desempenho dos alunos de modo geral.

Confira abaixo as principais vantagens que as tecnologias trazem para o ensino:

  • estimulam a busca pelo conhecimento, contribuindo para que o estudante tenha autonomia nos estudos;
  • preparam o aluno para o futuro, pois incentivam a familiarização com recursos tecnológicos;
  • favorecem a continuidade do ensino para além da sala de aula;
  • incentivam e despertam a curiosidade;
  • expandem a experiência do aprendizado, tornando o ensino interativo, atrativo e dinâmico.

Como ter sucesso no aprendizado online de inglês?

Depois de entender que a tecnologia contribui para o ensino no mundo atual, chegou o momento de finalmente descobrir como aproveitar ao máximo o aprendizado online e desenvolver suas habilidades no inglês de uma vez por todas.

Preparado? Então confira nossas dicas a seguir!

Elimine as distrações

Saiba que, para ter êxito no aprendizado online, é preciso ter uma boa dose de disciplina e especialmente de concentração. Assim, o primeiro passo é fazer o possível para não ceder às inúmeras tentações que insistem em tirar nossa atenção quando decidimos focar os estudos.

Recomendamos que você “prepare” o seu cérebro para realmente aprender inglês com eficiência. Comece buscando um local calmo em sua casa para estudar, longe de ruídos, bem iluminado, limpo e arejado. Organize esse lugar com antecedência, separando tudo que precisa para estudar, como livros, cadernos, apostilas, canetas etc.

Além disso, é essencial sair das redes sociais. Então coloque o celular no mudo, assim como as notificações, e controle o acesso aos demais sites também.

Outro ponto importante é ficar longe da sua cama. Por mais que seja confortável, estudar deitado não é uma boa ideia, não. Isso porque ela faz o seu cérebro entender que é hora de descansar e, com isso, dificulta a sua capacidade de concentração nos estudos. O ideal é optar por uma mesa e uma boa cadeira, tudo bem?

Verifique qual é a metodologia de ensino utilizada

Essa dica é importante! Verificar a metodologia de ensino utilizada pela plataforma virtual escolhida vai fazer toda a diferença nos seus estudos. Afinal de contas, é preciso garantir que os seus objetivos estejam alinhados com a proposta do aprendizado online. Você não quer se frustrar no futuro, não é mesmo?

Considere, então, algumas questões como:

  • aulas ao vivo ou gravadas;
  • contato com professores ou tutores;
  • possibilidade de interação em chats ou fóruns;
  • aulas de conversação.

Elabore um plano de estudos

A verdade é que ninguém consegue ir muito longe sem planejamento, seja na vida profissional, na pessoal ou na acadêmica. Já que o seu sucesso depende disso, é fundamental elaborar um plano de estudos bem estruturado para aperfeiçoar suas habilidades na língua inglesa. Acredite: é isso que vai garantir o foco nos estudos!

Verifique de quanto tempo na semana você dispõe para se dedicar ao aprendizado online do inglês, organize seu tempo, concilie os estudos com as outras atividades do dia a dia e seja fiel ao seu planejamento. A persistência será imprescindível para você dominar o idioma mais importante do mundo.

Faça anotações

Digitar é uma coisa, escrever à mão é outra completamente diferente. É por isso que sugerimos que você faça anotações sempre! Escrever ajuda a organizar melhor as ideias, contribuindo para reflexões diferenciadas e até para a solução de problemas que pareciam difíceis de resolver.

A escrita é um exercício cognitivo poderoso que coloca a memória e o cérebro para trabalhar. Lembre-se de que esse exercício vai ajudar você a fixar os conteúdos durante o aprendizado online.

Essas foram as nossas dicas para que você tenha sucesso no aprendizado online de inglês! Como dá para ver, o contato presencial ainda é importante para aprender inglês. Mas, na hora de buscar um curso, é interessante optar por uma escola de idiomas de qualidade e que utilize a tecnologia como diferencial e aliada do ensino para que a aprendizagem seja potencializada.

Agora que você já sabe mais sobre o assunto, confira nosso webinar sobre como maximizar o aprendizado de inglês com a ajuda da internet!

Share