Como aprender inglês com música? Conheça nossas dicas!

A aprendizagem da língua inglesa pode acontecer de muitas formas, e não apenas com o estudo ativo em sala de aula ou em casa. Pequenas mudanças na rotina e no comportamento permitem que você aprofunde seu conhecimento e aprimore suas habilidades. Por isso, aprender inglês com música pode ser muito eficiente.

Músicas são ótimos materiais de estudo do idioma, pois permitem ter diversas competências sendo treinadas ao mesmo tempo. No entanto, para isso, é importante investir em boas práticas de estudo, além de comportamentos específicos que podem contribuir para o aprendizado de diferentes línguas.

Pensando nessa questão, preparamos este post para você aprender inglês com música de um jeito fácil, natural e divertido. Boa leitura!

Por que utilizar músicas para aprender inglês?

Atualmente, é fácil entender a importância de aprender inglês. Afinal, o idioma está presente em diversos momentos do nosso cotidiano e já é requisito fundamental no mercado de trabalho. Alcançar um bom nível de fluência em uma segunda língua pode não ser fácil, mas é cada vez mais necessário, sobretudo se você deseja ser um profissional de sucesso.

Pesquisas indicam que falar inglês pode melhorar o salário de um profissional em até 60%, sabia? Dentre tantos benefícios para a carreira, o conhecimento na língua pode ajudar você a criar uma rede de contatos maior e, quem sabe, alcançar novas oportunidades profissionais fora do país.

Por esse motivo, aproveitar os recursos disponíveis no seu dia a dia é a melhor forma de transformar o estudo em rotina. Utilizar músicas para aprender inglês é uma forma acessível e divertida de se familiarizar com a língua e treinar as quatro principais habilidades do idioma:

  • a compreensão oral (listening);
  • a leitura (reading);
  • a escrita (writing);
  • a comunicação oral (speaking).

Mas, os benefícios de aprender inglês com música não param por aí. Confira mais a seguir!

Linguagem simples e discurso coloquial

As canções, em geral, apresentam muito vocabulário, além de expressões, gírias e frases úteis. Como são escritas e cantadas por nativos, elas incluem coloquialismos e vocabulários atualizados. A linguagem presente nas canções é casual e realmente utilizável. Basta escolher a música certa e, principalmente, aquela que mais agrada você.

Pronúncia e compreensão

Ouvir músicas também permite que você preste atenção à sua pronúncia e tenha uma percepção do tom, do ritmo e da batida da língua inglesa. Com isso, é possível melhorar sua dicção e entender diferentes sotaques.

Saiba que o inglês é falado em muitos países pelo mundo, como Canadá, Inglaterra e Austrália, e, apesar de o idioma ser essencialmente o mesmo, existem diferentes pronúncias. Nesse sentido, aprender inglês com música pode ajudar a diferenciar esses sotaques e, com o tempo, você será capaz até de imitá-los. Bacana, não é mesmo?

Hábito simples

Um dos motivos pelos quais muitas pessoas acham difícil aprender novos idiomas é não ter tempo livre na rotina para se concentrar nos estudos. Mas, ao aprender inglês com música, você não precisa destinar muito tempo. Afinal, é possível ouvir canções em quase todos os lugares e momentos do dia.

Você pode deixar músicas em inglês tocando enquanto toma banho, dirige ou arruma a cozinha. Ao escolher as que gosta, é possível ouvir o mesmo material diversas vezes, sem perder o foco ou ficar entediado.

Cultura de outros países

Música é cultura e reflete os hábitos de outros povos. Com isso, ela oferece uma visão ampla de como as pessoas que falam inglês agem e se sentem. A proximidade com canções e artistas populares é importante para ter repertório e conseguir conversar com pessoas de diversos locais do mundo.

Escrita e vocabulário

Muitas pessoas sentem dificuldades em expressar suas ideias com a escrita em inglês, sabia? Até aquelas que já conseguem engatar conversas se veem, vez ou outra, com problemas para lidar com a ortografia ou formas gramaticais. Saiba que essa insegurança é supernormal.

De fato, a escrita é complexa e, portanto, um pouco mais difícil de aprender. Por isso, para melhorar essa habilidade, o ideal é escutar a língua o máximo que puder. Quando aprendemos inglês com música, acostumamos nosso cérebro com frases, pronúncias e sonoridades específicas. Isso nos ajuda a reproduzir esses novos sons com mais facilidade no futuro, seja escrevendo ou falando.

Tradução e interpretação

Um dos principais benefícios de aprender inglês com música é que podemos treinar a habilidade de traduzir e interpretar textos de forma descontraída.

Quantas vezes você ouviu uma música em inglês e, mesmo realizando a tradução, não conseguiu compreender o que estava sendo dito? A verdade é que existem algumas frases e expressões que, quando traduzidas literalmente, parecem não ter muito significado para nós.

Quando isso acontece, precisamos buscar em nosso próprio idioma algo que se relacione à ideia transmitida na canção para, então, dar sentido ao que estamos ouvindo. Conseguiu perceber como a tradução e a interpretação são essenciais?

Entender o contexto geral de uma letra, ou qualquer texto em inglês, é tão importante quanto consultar no dicionário o significado de cada palavra contida na letra. A habilidade de interpretação também deve ser trabalhada com as canções e é essencial para o entendimento da língua inglesa.

Memorização

Aprender inglês com música é uma boa opção para quem tem dificuldade em memorizar o vocabulário. Nesse sentido, as canções podem ajudar você a fixar conteúdos de um jeito divertido e sem que você perceba que está aprendendo. Por meio da repetição de palavras, você acabará lembrando de frases, pronuncias, expressões etc.

O que fazer para aprender inglês com música de forma eficaz?

Pronto. Você já conhece os principais benefícios de aprender inglês com música! Agora que já sabe mais sobre o assunto, é o momento de descobrir como é possível tornar esse aprendizado realmente eficaz. Vamos lá?

Escolha as músicas certas

A primeira dica é superimportante: escolha as canções que você gosta! Não adianta tentar aprender inglês com música se você não curtir o momento ou aquele determinado estilo ou banda, por exemplo. É importante lembrar que a música deve servir como incentivo para aproximar você do idioma. Caso contrário, isso pode fazer com que você fique entediado e perca o foco nos estudos.

Também é importante encontrar canções que usem o tipo certo de linguagem, ou seja, aquelas que têm frases ou expressões facilmente utilizáveis em conversas do dia a dia. Outro ponto que deve ser observado é se o artista faz a pronúncia das palavras de modo claro. Por isso, nem todas as músicas são muito adequadas para quem quer começar a se familiarizar com o idioma.

Em suma, canções que contam histórias são ideais, pois facilitam a compreensão e a visualização. Se o seu inglês é iniciante, músicas infantis podem ajudar a ganhar algum vocabulário de forma rápida.

Faça a tradução da letra

Um exercício excelente para quem está aprendendo inglês com música é utilizar um dicionário para traduzir as letras. Faça isso despretensiosamente, sem se preocupar com traduções muito literais, tentando sempre pensar no contexto geral, como falamos acima.

Quando terminar, pesquise a letra traduzida e faça uma comparação. Você perceberá que algumas partes podem ter ficado diferentes, o que é completamente normal. Preste muita atenção aos erros para que eles não se repitam na próxima vez. Com o tempo e muito treino, as traduções ficarão melhores e não será necessário passar por essa etapa, tampouco consultar um dicionário.

Reflita e interprete o sentido da letra

Falamos acima que é preciso saber interpretar um texto na língua inglesa, afinal, nem sempre a tradução literal fará sentido para nós. Reforçamos esse ponto neste tópico, pois, para aprender inglês com música de verdade, além de traduzir uma letra, é fundamental refletir e interpretar o sentido dela, buscando em nossa própria língua termos que deem significado à canção.

Analise a gramática e a construção das frases

Após traduzir e interpretar o sentido de uma canção, faça uma análise da gramática e da construção das frases, prestando atenção em verbos e conjugações, adjetivos, advérbios, entre outras regras do idioma. Você verá que muitas canções contêm estruturas gramaticais utilizadas diariamente por falantes do inglês.

Anote as palavras que não conhece

Seja em um caderno ou no celular, recomendamos que você crie o costume de anotar palavras que não conhece todos os dias. Esse exercício fica mais completo se você buscar o significado e os sinônimos delas e, ainda, aproveitar para formar novas frases com o que aprendeu.

Com isso, você condiciona seu cérebro a ser mais curioso e, continuamente, procurar por mais palavras e informações naturalmente. Esse hábito é simples e altamente eficaz para ajudar você a treinar a escrita e a leitura enquanto aprende inglês com música.

Estude a letra e o vocabulário

Além de realizar os passos que citamos acima, é importante revisar o vocabulário regularmente. Ao analisar frases e expressões da letra em inglês, tente incorporá-las em todas as situações do seu dia a dia. Uma boa maneira de fazer isso é usar um aplicativo que funcione como um cartão de memória, como o Anki.

Outra forma interessante de revisar e fixar conteúdos é criar uma rotina de estudos eficiente e adequada às suas necessidades e demandas. Com isso, você conseguirá aumentar o foco e a produtividade enquanto estuda inglês.

Cante junto

Você acha que não sabe cantar? Não se preocupe! Saiba que não é necessário ter nenhuma habilidade musical para treinar músicas em inglês. Independentemente de sua aptidão vocal, é fundamental tentar cantar em voz alta, seguindo a letra da música.

Dessa forma, além do listening, você treina o speaking, melhorando a sua dicção e forçando a sua boca a se mover com o ritmo da música. É provável que no começo esse exercício seja difícil, mas saiba que persistir é o caminho para que você acerte a pronúncia e fique confortável não só para cantar, mas também falar inglês.

Se você sentir dúvidas na hora de pronunciar alguma palavra, recorra aos dicionários online. Neles, você encontrará uma opção para reproduzir em áudio as palavras. Conheça, a seguir, três para utilizar:

Memorize e cante sem ler a letra

Depois de um tempo, aprender inglês com música será cada vez mais fácil e você conseguirá memorizar várias canções sem precisar ler a letra. Haverá fluidez na fala e facilidade em pronunciar palavras e expressões que até então eram complicadas e quase impossíveis de falar. Mas, para isso acontecer, é preciso investir em muito estudo e treino.

O caminho é ter contato diariamente com a língua para aprendê-la, independentemente se você estuda sozinho ou está matriculado em uma escola de inglês. Então aproveite para ouvir músicas enquanto está no trânsito, está lavando louça ou a caminho do trabalho, por exemplo.

Revise frequentemente

Você pode começar a estudar outra música mesmo sem completar o aprendizado da anterior. O importante é se sentir confortável para isso. Depois de algum tempo, volte para a primeira canção e revise o que ouviu e aprendeu. Essa ação é conhecida como repetição espaçada e é uma forma muito mais eficiente do que tentar aprender tudo de uma vez.

Quais as melhores músicas para praticar o canto em inglês?

Como vimos, as melhores músicas para aprender inglês são aquelas de que você gosta e com as quais se identifica. No entanto, existem algumas opções que apresentam vocabulário diferenciado, pronúncia clara e histórias interessantes.

Por isso, vale a pena experimentar ritmos novos e bandas diferentes, como falamos. Confira, abaixo, algumas opções de músicas fáceis para ouvir e cantar:

Quando o estudo se torna uma rotina, aprender inglês com música fica muito mais fácil. Lembre-se de que ouvir canções em diferentes sotaques é uma boa maneira de treinar e se adequar a novas falas. Também é possível ampliar seu vocabulário e aprender expressões típicas de diferentes locais do mundo. Para isso, não deixe de praticar!

Gostou de conhecer essas dicas? Então aproveite a visita no blog e assine nossa newsletter para receber mais conteúdos especiais como esse em primeira mão!

Share