Como aprender inglês com música? Conheça nossas dicas!

O aprendizado da língua inglesa pode acontecer de muitas formas, e não apenas com o estudo ativo em sala de aula ou em casa. Pequenas mudanças na rotina e no comportamento permitem que você aprofunde seu conhecimento e aprimore suas habilidades. Por isso, aprender inglês com música pode ser muito eficiente.

Músicas são ótimos materiais de estudo do idioma, pois permitem ter diversas competências sendo treinadas ao mesmo tempo. Para isso, é importante investir em boas práticas de estudo, além de comportamentos específicos que podem contribuir para o aprendizado da língua.

Pensando nisso, preparamos este post para você aprender inglês com música de um jeito fácil e divertido. Boa leitura!

Por que utilizar músicas para aprender inglês?

Atualmente, é fácil entender a importância de aprender inglês. O idioma está presente em diversos momentos do nosso cotidiano e já é requisito fundamental no mercado de trabalho. Alcançar um bom nível de fluência em um segundo idioma pode não ser fácil, mas é cada vez mais necessário.

Aproveitar os recursos disponíveis no seu dia a dia é a melhor forma de transformar o estudo em rotina. Utilizar músicas para aprender inglês é uma forma acessível de se familiarizar com a língua. Confira outras vantagens a seguir!

Linguagem simples e discurso coloquial

As canções, em geral, apresentam muito vocabulário, além de expressões e frases úteis. Como são escritas e cantadas por nativos, elas incluem coloquialismos e vocabulários atualizados. A linguagem presente nas canções é casual e realmente utilizável — basta escolher a música certa.

Pronúncia e compreensão

Ouvir músicas também permite que você preste atenção à sua pronúncia e tenha uma percepção do tom, ritmo e batida da língua inglesa. Com isso, é possível melhorar sua dicção e entender diferentes sotaques.

Hábito simples

Um dos motivos pelos quais muitas pessoas acham difícil aprender novos idiomas é não ter tempo livre na rotina para se concentrar nos estudos. Mas ao aprender inglês com música, você não precisa destinar muito tempo. Afinal, é possível ouvir canções em quase todos os lugares e momentos do dia.

Você pode deixar músicas em inglês tocando enquanto toma banho, dirige ou arruma a cozinha. Ao escolher as que você gosta, é possível ouvir o mesmo material diversas vezes, sem perder o foco ou ficar entediado.

Cultura de outros países

Música é cultura e reflete os hábitos de outros povos. Com isso, oferece uma visão ampla de como as pessoas que falam inglês agem e se sentem. A proximidade com canções e artistas populares é importante para ter repertório e conseguir conversar com pessoas de diversos locais do mundo.

O que fazer para aprender inglês com música de forma eficaz?

Se você quer colocar em prática a meta de aprender inglês, precisa colocar em prática as nossas dicas. Confira!

Escolha as músicas certas

Escolha canções que você goste. Não adianta tentar aprender inglês com música se você não curtir o momento. Isso pode fazer com que você fique entediado e perca o foco nos estudos.

Também é importante encontrar músicas que usem o tipo certo de linguagem — ou seja, aquela que pode ser facilmente aplicada em conversas do dia a dia. Outro ponto que deve ser observado é se o cantor pronuncia os sons claramente. Por isso, alguns estilos musicais não são muito adequados para quem quer começar.

Músicas que contam histórias são ideais, pois facilitam a compreensão e a visualização. Se o seu inglês é iniciante, músicas infantis podem ajudar a ganhar algum vocabulário de forma rápida.

Faça a tradução da letra

Um exercício excelente para quem está aprendendo inglês com música é utilizar um dicionário para traduzir as letras. Faça isso despretensiosamente, sem se preocupar com traduções muito literais, tentando sempre pensar no contexto geral.

Quando terminar, pesquise a letra traduzida e faça uma comparação. Você perceberá que algumas partes podem ter ficado diferente, o que é completamente normal. Preste muita atenção aos erros para que eles não se repitam na próxima vez.

Com o tempo e com muito treino, você perceberá que as suas traduções ficarão cada dia melhores. Depois, não será necessário passar por essa etapa.

Estude a letra e o vocabulário

Além de traduzir a letra da música, é importante revisar o vocabulário regularmente. Analise as frases e expressões e tente incorporá-las em todas as situações do seu dia a dia. Uma boa maneira de fazer isso é usar um aplicativo que funcione como um cartão de memória, como o Anki.

Cante junto

Você acha que não sabe cantar? Não se preocupe! Não é necessário ter nenhuma habilidade musical para treinar músicas em inglês. Independentemente da sua aptidão vocal, é fundamental tentar cantar em voz alta, seguindo a letra da música.

Dessa forma, além do listening, você treina o speaking. Isso melhora a sua dicção e força a sua boca a se mover com o ritmo da música.

Revise frequentemente

Você pode começar a estudar outra música mesmo sem completar o aprendizado da anterior. O importante é se sentir confortável para isso. Depois de algum tempo, volte para a primeira canção e revise o que aprendeu. Essa ação é conhecida como repetição espaçada e é uma forma muito mais eficiente do que tentar aprender tudo de uma vez.

Melhores músicas para praticar cantar em inglês

Como vimos, as melhores músicas para aprender inglês são aquelas de que você gosta e com as quais se identifica. No entanto, existem algumas opções que apresentam vocabulário diferenciado, pronúncia clara e histórias interessantes.

Por isso, vale a pena experimentar ritmos novos e bandas diferentes. Confira algumas opções de músicas para ouvir e cantar:

Quando o estudo se torna uma rotina, aprender inglês com música fica muito mais fácil. Ouvir canções de diferentes sotaques é uma boa maneira de treinar e se adequar a novas falas. Também é possível ampliar seu vocabulário e aprender expressões típicas de diferentes locais do mundo. Para isso, não deixe de praticar!

Gostou das dicas e não quer perder mais nenhum conteúdo exclusivo? Então, assine a nossa newsletter!

Share