6 formas de aprender inglês brincando com crianças e adolescentes

Aprender inglês brincando é sempre uma ótima estratégia, independentemente da idade. Brincadeiras, afinal, não apenas tornam a nova língua mais atrativa, mas possibilitam que a criança e o adolescente a assimilem de uma forma mais natural e leve.

Muitas escolas de idiomas, compreendendo isso, utilizam brincadeiras e atividades lúdicas no ensino do inglês para crianças e adolescentes, mas ultrapassar os limites da sala de aula é muito importante, afinal, quanto mais contato a criança tiver com o idioma, mais facilmente o assimilará.

Os pais têm, dessa forma, um papel fundamental nesse processo, já que podem estimular o aprendizado da criança ou adolescente também em casa. Mas como fazer isso de forma divertida? Quais brincadeiras e atividades poderiam ajudar a criança ou o adolescente a aprender inglês? Continue a leitura e confira 6 dicas de como aprender inglês brincando!

1. Leve o inglês para atividades do dia a dia

Quando levamos o inglês para o cotidiano, as crianças e os adolescentes assimilam o aprendizado de forma mais natural, sem pressão. Que tal organizar atividades divertidas em inglês que vocês possam fazer juntos?

Cozinhar é uma opção que pode proporcionar a aquisição de vocabulário, o contato com estruturas gramaticais relacionadas às instruções e uma aproximação de outras culturas, além de garantir divertidos momentos em família.

Permita que seu filho participe da escolha do prato, faça uma lista dos ingredientes em inglês e oriente-o quanto ao passo a passo da receita. O resultado, com certeza, irá muito além de um prato delicioso!

Guia completo ajudar seu filho a aprender inglês

2. Organize atividades de leitura

Livros ilustrados, histórias em quadrinhos, romances infantojuvenis… Todo material de leitura é válido! Independentemente da idade, essa é uma atividade que favorece a compreensão oral, a fala e a escrita na língua inglesa, de uma forma divertida e leve.

Há diferentes tipos de atividades relacionadas à leitura que podem ser colocadas em prática, de acordo com a faixa etária e os interesses de seu filho. No caso de crianças menores, é possível ler a história enquanto elas acompanham a leitura no livro, associando o som da fala às palavras e às imagens. Crianças maiores podem participar da contação de histórias lendo para você ou recontando a história depois de lida. Para adolescentes, uma proposta interessante é a organização de clubes de leitura com familiares e amigos, para que expressem suas opiniões sobre as obras em inglês.

Além dos benefícios para o aprendizado da língua inglesa, essas atividades também ajudam a incentivar o gosto pela leitura e proporcionam momentos agradáveis com a família.

3. Promova sessões de cineminha em casa

Esta atividade, que agrada a crianças e adolescentes de todas as idades, é uma ótima opção para treinar a audição e aprender novas palavras. No geral, desenhos e filmes trazem uma linguagem mais informal, mais próxima do que utilizamos no dia a dia, o que ajudará seu filho a melhorar a conversação.

Escolha filmes e desenhos indicados à faixa etária de seu filho e aumente progressivamente a imersão na língua inglesa. É possível começar, por exemplo, com filmes e desenhos com áudio em inglês e legendas em português, passando, posteriormente, para áudio e legendas em inglês, até que seja possível tirar as legendas.

4. Brinque com músicas

Toda criança ou adolescente gosta de música, não é mesmo? Então por que não usar músicas para ajudar seu filho a aprender inglês brincando?

Quando aprendemos um novo idioma, é importante ouvi-lo com frequência para se acostumar com sua sonoridade, e a música pode ser uma excelente ferramenta nesse processo, ajudando a criança e o adolescente a memorizar palavras e sons da fala.

Além disso, músicas têm um apelo próprio em crianças e adolescentes, atraindo sua atenção de forma natural. Ao se interessar por uma música, eles mesmos acabam buscando descobrir sobre o que ela fala.

Uma sugestão para utilizar músicas no aprendizado de inglês, de forma leve e divertida, é incluí-las em momentos do dia a dia, como a hora do banho. Outra opção é organizar jogos, como “Continue a música”, “Qual é o nome da música?” ou “Quem está cantando?”. No caso de crianças mais velhas ou adolescentes, que tal organizar também noites de karaokê? Diversão com certeza não vai faltar!

5. Organize jogos e brincadeiras em inglês

Seu filho conhece os jogos e brincadeiras com que você se divertia quando era criança? Não? Então aqui está uma grande oportunidade de apresentá-los a ele, unindo diversão e aprendizado. Algumas opções são os jogos STOP e Forca, jogos de mímica, adivinhação e memória e caçadas ao tesouro, usando, é claro, palavras e expressões em inglês.

Jogos de tabuleiro, com regras e instruções em inglês, também são uma ótima opção para aprender inglês brincando, assim como jogos de RPG que contem uma história e apresentem personagens em inglês.

Curso Crianças

6. Faça da tecnologia uma aliada

Já pensou se você descobrisse que aquele videogame que seu filho não larga pode ajudá-lo a aprender inglês brincando? Na verdade, pode, desde que os jogos tenham configurações na língua inglesa. Dessa forma, todas as instruções serão em inglês, e seu filho treinará o idioma se divertindo.

Hoje em dia, existem até mesmo jogos online especialmente voltados ao ensino da língua inglesa e aplicativos para aprender inglês brincando, que visam promover um estudo lúdico e envolvente.

Vale destacar, contudo, que é importante que as crianças e os adolescentes não encarem essas atividades como uma obrigação nem se sintam pressionados ou cobrados. O objetivo é promover uma interação com a língua inglesa natural e orgânica, de modo que aprendam se divertindo.

Para isso, procure observar os gostos de seu filho, adequando as atividades de acordo com eles, e adote atitudes positivas, elogiando acertos e estimulando a autonomia. Lembre-se também de que sua presença nesses momentos de diversão e aprendizado tem imenso valor, por isso, participe das atividades e brinque com seu filho, pois, além de ajudar na aquisição do conhecimento, vocês formarão ótimas memórias juntos.

Gostou de nossas sugestões para aprender inglês brincando com crianças e adolescentes? Então assine agora nossa newsletter e receba em seu e-mail nossas novidades e dicas!

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *